Projetos Integradores contribuem para a resolução de demandas da comunidade - Unijuí

Projetos Integradores contribuem para a resolução de demandas da comunidade

Novo componente curricular da Graduação Mais, o Projeto Integrador (PI) tem proporcionado experiências positivas para todos os envolvidos: para os estudantes, que passam a ter contato com demandas reais; para os mentores e professores, que contribuem com seu conhecimento para a construção de soluções aos desafios apresentados; e para a própria comunidade, que vê soluções sendo encontradas para os problemas inscritos.

Rosa Barbosa, coordenadora da Estação Cidadania, Cultura e Esporte do Parque da Pedreira, tem acompanhado de perto o desenvolvimento de diversos Projetos Integradores no local. No ano passado, o curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolveu o PI: A Profissão, que incluía a realização de cinco projetos, que tinham como objetivo promover intervenções nos espaços da Estação Cidadania. Os estudantes realizaram intervenções artísticas, projeto de painéis de grande proporção e painéis temáticos, por exemplo.

Também no ano passado, os cursos da Saúde realizaram o PI: Ser Biológico e Social, que concentrou 16 projetos que visavam, por exemplo, criar estratégias de acolhimento e de promoção à saúde para as crianças; conscientizar sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos no Parque e sua relação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti; trabalhar saberes e práticas de cuidado em saúde com o uso de plantas medicinais, através de uma proposta de horta e horto medicinal; e desenvolver estratégias para estímulo à higiene oral dos pequenos, com idades entre 4 e 8 anos.

“Os Projetos Integradores e a Unijuí são parceiros em ações que possam melhorar a vida das pessoas. Essa integração dos alunos, que permite que eles saiam da sala de aula, é uma maneira de socializar, de desenvolver, de permitir que eles vejam que é possível fazer mudanças em nossa sociedade. Acredito que, especialmente para os estudantes, esse processo é desafiador. E para nós é uma surpresa, porque surgem muitas ideias através dos PIs”, destacou Sandra, lembrando que o Parque da Pedreira se tornou um ponto turístico da cidade e uma atração diferenciada na região. “Através dos PIs a gente tem a oportunidade de ter olhares diferentes para o Parque, de recebermos sugestões de melhorias e de trabalharmos juntos nesse processo”, disse.

Se você tem interesse em saber mais sobre os Projetos Integradores, encaminhar um desafio para a Universidade ou mesmo se candidatar para ser um mentor, acesse a Plataforma Sou Mais. Em unijui.edu.br/graduacao-mais/ também é possível ter mais informações sobre o novo modelo dos cursos de graduação da Unijuí, que traz novidades aos estudantes.