A tentativa de manipulação de resultados no esporte é um problema histórico, presente não apenas no Brasil e no futebol, como no mundo inteiro e em diversas modalidades esportivas. Com a popularização de sites de apostas esse risco aumenta? Como os clubes podem agir para prevenir que isso aconteça? Tentando responder essas questões, o Rizoma desta semana trouxe o tema “O esporte e o risco de manipulação nos resultados”.
Para debater sobre o assunto, os convidados do Rizoma Temático desta quinta-feira, 16 de março, foram o jornalista da Rádio Guaíba, Marcelo Salzano; o jornalista do Grupo RBS, Rafael Diverio; o vice-presidente de Marketing do Esporte Clube São Luiz, Rogério Hansen; e o vice-presidente jurídico do São Luiz, Juliano Godoy.
O jornalista da Rádio Guaíba, Marcelo Salzano, iniciou a discussão. “Nós estamos indo para um caminho que eu considero um tanto quanto perigoso. Não é de hoje que muitos escândalos vêm sendo divulgados, não só no futebol brasileiro, como também no futebol europeu. A partir do momento que se tem uma denúncia, tem que ser tudo bem investigado e apurado para que isso não aconteça, para não termos esse tipo de problema e não afetar a magia do futebol”, destaca.
Já o jornalista do Grupo RBS, Rafael Diverio, ressaltou que essa é uma realidade também do Rio Grande do Sul. “Tem muita manipulação de resultado e o Rio Grande do Sul não é exceção. É uma realidade muito frequente e isso só vai mudar com legislação, em primeiro lugar; e punição, em segundo lugar. São só essas duas alternativas que nós temos para diminuir isso no Brasil”, acredita Diverio.
No mesmo sentido, o vice-presidente jurídico do São Luiz, Juliano Godoy, explica que, atualmente, existem três esferas em que uma pessoa pode ser punida, caso seja comprovada a manipulação: punição na esfera esportiva, punição criminal e punição cível. “Sim, precisa de regulamentação, maiores punições e o Direito se adapta a sociedade, então conforme vão aumentando esses esquemas, surge a necessidade de mudança legislativa, então o Direito vai ter que se adaptar a essa situação”, afirma.
Em relação a como os clubes podem proteger sua imagem contra possíveis escândalos envolvendo a manipulação de resultados, o vice-presidente de Marketing do Esporte Clube São Luiz, Rogério Hansen, destaca a importância de adotar uma cultura de transparência. “É uma necessidade muito forte, e aí falamos com propriedade do futebol do interior, que os clubes cada vez mais sejam transparentes, tanto com seu patrocinador, com sua comunidade quanto com seu atleta”, salienta.
Ouça o programa na íntegra abaixo: