Unijuí dá início a ano letivo com recepção aos calouros dos campi de Ijuí e Santa Rosa - Unijuí

Depois de receber os estudantes de Medicina no dia 6 de fevereiro, a Unijuí retomou as aulas para os demais acadêmicos da modalidade presencial nesta quarta-feira, dia 22.  Os calouros foram recebidos com uma programação especial nos campi de Ijuí e Santa Rosa, onde receberam suas carteirinhas de estudante e cadernos institucionais, e onde participaram de apresentações sobre o Complexo Fidene, do qual a Unijuí faz parte.

Em Ijuí, os estudantes foram recebidos em dois espaços: no Salão de Atos do campus e no auditório do Espaço + Inovação. Já em Santa Rosa, os acadêmicos foram recebidos no miniauditório do campus. Eles foram apresentados ao Complexo Fidene, aos diferentes espaços que compõem a Unijuí e às oportunidades que podem ter acesso durante a graduação, como intercâmbios, bolsas de pesquisa e de extensão, além da participação em grupos culturais, como o Coral Unijuí e a Cia Cadagy.

Responsável por realizar a saudação institucional no Salão de Atos, a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fabinetto, destacou que a noite foi pensada para apresentar aos ingressantes tudo que a Universidade tem a oferecer em termos de ensino, pesquisa e extensão. “Nesta noite, os estudantes já começam a perceber as mudanças entre o Ensino Médio, de onde acabam de sair, para o Ensino Superior, onde terão que ser muito mais protagonistas”, reforçou a professora, lembrando que o retorno às aulas marca um momento importante para a Instituição, de início da formação de novos acadêmicos.

Recepcionando os calouros no auditório do Espaço + Inovação, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González abordou as oportunidades que a Universidade oferece. “A Universidade se caracteriza por um elemento fundamental, que é a produção de conhecimento. Para quem quer ir além do básico, a Unijuí disponibiliza diversas oportunidades por meio da pesquisa, extensão, inovação, cultura e internacionalização. São experiências transformadoras. Não saiam da Universidade sem vivê-las”, destacou.

Em Santa Rosa, os estudantes foram recebidos pela coordenadora do campus, professora Taciana Enderle, que falou sobre um dos diferenciais da Universidade, que eles passam a conhecer: a Graduação Mais. "Aqui vocês vão estar, desde o início dos seus cursos, já atrelados à realidade profissional, colocando em prática os conhecimentos teóricos que vocês vão adquirindo ao longo do semestre", completou.

Também fez parte da recepção o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor  Dieter Siedenberg, que reforçou que o volta às aulas é um momento especial para todos os estudantes, principalmente para os calouros. “A nossa ideia é apresentar o diferencial que é estudar em uma Universidade do porte e da dimensão da Unijuí, com a qualidade de ensino que ela oferece e todas as oportunidades que estão à disposição dos nossos acadêmicos", disse.

Na próxima semana, dia 27 de fevereiro, será o dia do campus Três Passos realizar suas atividades de recepção aos estudantes. Dessa vez, de forma integrada, os estudantes calouros e veteranos vão participar das atividades de recepção e integração de forma conjunta. Neste dia haverá, além da ambientação aos novos estudantes, também distribuição de cadernos e, em parceria com o DCE Podemos + Unijuí, será realizada a distribuição de picolés e realizada uma apresentação musical para o momento de integração.

Na terça-feira, dia 28, os campi de Ijuí e Santa Rosa, voltam a ter atividades integrativas, desta vez ofertadas de maneira conjunta para calouros e veteranos. “Das 18h30 às 21h será realizada uma Sunset, com distribuição de erva e suco para tereré em parceria com a Especiarias do Mate, entrega de cadernos e DJs. Além disso, em parceria com os DCE Podemos + e DCE Paulo Freire teremos a distribuição de picolés e apresentação musical com banda”, destacou a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola.

Por fim, para encerrar as atividades de retorno às aulas, no dia 2 de março o campus Panambi realiza uma recepção integrada aos estudantes ingressantes e veteranos de forma conjunta. Além da ambientação aos novos estudantes, também distribuição de cadernos e, em parceria com o DCE Podemos + Unijuí, será realizada a distribuição de picolés e um karaokê para os estudantes e professores.