Na manhã desta quarta-feira, 22 de fevereiro, a Unijuí assinou um contrato de cooperação técnica com a empresa Nativu’s, visando o melhoramento genético do alpiste. Através desta parceria, a Universidade, por meio do Programa de Melhoramento Genético linha grãos e coberturas, realizará uma pesquisa agropecuária inédita que tem como objetivo o desenvolvimento de práticas de manejo sustentáveis com o posicionamento estratégico de genótipos de alpiste; desenvolvimento de estratégias de avanço e aumento da variabilidade genética para seleção; e desenvolvimento de genótipos de desempenho superior.
O trabalho iniciará em março deste ano e seguirá até 2027, sendo realizado pelo coordenador da Linha Grãos do Programa de Melhoramento Genético, professor Ivan Carvalho. “Hoje, no Brasil, não se tem cultivares licenciadas de alpiste. Então, realizaremos o projeto, onde faremos uma busca de germoplasma básico no Brasil e em outros países para hibridações e cruzamentos visando obter a variabilidade aclimatada para a nossa região e assim, criar uma linhagem nossa”, explicou Carvalho.
Segundo o coordenador, a parceria também viabilizará o financiamento de bolsas de estudo para a graduação e pós-graduação, envolvimento de acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária nas atividades, além proporcionar uma alternativa de diversificação de lavouras para o agronegócio.
Para o proprietário da empresa Nativu’s, João Ziembowicz, a expectativa é bastante positiva. “Há muitos anos a gente vem buscando alguma parceria que conseguisse nos dar esse grande passo que teremos agora. O alpiste é uma semente destinada a pássaros e consumo humano e hoje ele é produzido, basicamente, no Canadá, Argentina e Austrália. Dessa forma, em conjunto com a Unijuí, vamos buscar desenvolver uma pesquisa de nível de América Latina”, pontuou.
Também estiveram presentes no ato de assinatura de contrato a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González e a chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Fabiana Simon.