Em novembro de 2022, Bernard Marr, um dos influenciadores de mídia social mais bem-sucedidos do mundo na interseção de negócios e tecnologia, publicou uma coluna na Forbs falando sobre as principais tendências no ramo da tecnologia para 2023. Dentre elas está a propagação da Inteligência Artificial como uma realidade aceita e implementada pelas organizações, bem como a progressão da web3, ou seja, da tecnologia blockchain que também avançará significativamente à medida que as empresas criarem produtos e serviços mais descentralizados.
Somados à coluna de Marr, outros inúmeros relatórios vêm apontando áreas de crescimento para o ramo da tecnologia, como a relacionada à segurança. O aumento de casos de ataques de ransomware, tipo de malware de sequestro de dados feito por meio de criptografia, preocupa executivos mundo afora. Porém, isso levou a um aumento na demanda por um conjunto de princípios e práticas que ajudam as organizações a proteger seu software, infraestrutura, aplicativos e dados, chamado de DevSecOps.
O metaverso é outro item apontado em inúmeros relatórios como uma das tendências para os próximos anos. Apesar da plataforma não ser uma novidade, ela está em pleno desenvolvimento, demonstrando grande potencial para o crescimento profissional. Essa plataforma virtual possibilita a interação por meio de avatares para trabalhar, reunir pessoas e outras atividades do cotidiano. Tornar essas ações cada vez mais próximas da realidade vai gerar muitos empregos.
Por fim, a Internet das Coisas (IOT) também vem ganhando espaço há alguns anos, mas em 2023 seu crescimento vai se dar em larga escala, muito devido à chegada da internet 5G. Dentro de alguns anos a IOT possivelmente passará a incorporar processos industriais, fazendo com que máquinas atuem com a menor interferência humana possível. O potencial da área coincide com a ampliação da atuação profissional na área. Acesse unijui.edu.br/graduacaomais e conheça os cursos disponíveis na Unijuí.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí