Conheça as competências para o futuro profissional das Ciências Agrárias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conheça as competências para o futuro profissional das Ciências Agrárias

O Brasil é um dos principais países na produção agropecuária e, dentro desse cenário, o profissional de Agronomia se destaca por encontrar inúmeras e crescentes oportunidades no setor. Outro fator importante a ser observado é que o Brasil apresenta uma demanda crescente de profissionais desta área, tendo em vista as projeções de maiores áreas de plantio e a necessidade de contratar profissionais que tenham a expertise de lidar com a exportação, o que é uma ótima oportunidade para os recém formados.

Nesse contexto, dentre as principais competências exigidas hoje no mercado de trabalho do futuro Engenheiro Agrônomo, principalmente para aqueles que tem objetivo de trabalhar em empresas multinacionais, está o domínio da língua inglesa. Como boa parte das demandas dos produtos agrícolas do país vem de fora, quanto mais o profissional souber lidar com o mercado estrangeiro, maior protagonismo e relevância ele terá em sua função.

Outra qualidade que é frequentemente solicitada aos engenheiros agrônomos é a gestão rural. Gerir pequenas plantações, fazendas ou enormes latifúndios é um grande desafio técnico e financeiro, em razão da realização de projetos de todos os tamanhos para infraestrutura do ambiente ou de ações pontuais para ajustar detalhes da plantação, por exemplo.

Outra grande área relacionada às agrárias é a Veterinária. Para os futuros médicos veterinários, algumas atribuições os fazem se destacar dos demais profissionais, tais como, o relacionamento interpessoal. Apesar de o cuidado do profissional ser com o animal de estimação, é de extrema importância que o médico veterinário tenha o domínio e a sensibilidade para conversar com o tutor do animal de estimação, tendo em vista que se este não for bem tratado, ele dificilmente voltará a buscar o mesmo serviço. 

Além disso, as habilidades administrativas também fazem parte do cotidiano desses profissionais, seja por meio de noções de gestão de agenda, faturamento ou compromissos com fornecedores. Saber lidar com essas situações e deixar as tarefas organizadas também não só facilitam o trabalho do médico veterinário, mas também validam credibilidade ao profissional.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.