Credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Laboratório de Análise de Sementes (LAS) da Unijuí tem o objetivo de servir à comunidade agrícola regional, realizando avaliações de sementes de mais de 100 espécies. Sua estrutura com equipamentos modernos possibilita a análise e determinação da qualidade de sementes produzidas, em relação aos padrões comerciais estabelecidos.
Entre os serviços prestados estão a análise de germinação, pureza, vigor, tetrazólio, peso de mil sementes, umidade e determinação de outras espécies. Credenciado no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), o Laboratório está habilitado para emitir boletins de análise para que o produtor de sementes realize a comercialização com confiabilidade na qualidade do produto.
Neste ano de 2022, entre os diversos tipos de diagnósticos realizados no LAS, foram analisadas 2.099 amostras de sementes de diversas espécies, o que representou um aumento de 17% em comparação com 2021. “Tivemos um ano muito positivo onde houve um acréscimo no número de análises para avaliação da qualidade física e fisiológica de sementes. Também tivemos uma atuação bastante intensa para a preparação de materiais para as aulas práticas”, avaliou o responsável técnico do Laboratório, Diovane Antonow, destacando que para 2023, o objetivo é aumentar o número de serviços prestados além de estabelecer parcerias com empresas produtoras de sementes.
Segundo Antonow, o Laboratório atende mais de 12 municípios da região Noroeste, sendo referência regional em termos de análise de sementes. “O LAS é muito importante para a comunidade pois permite analisar a qualidade das sementes a um custo baixo, possibilitando o cultivo das lavouras com sementes de qualidade, ajudando no incremento da produtividade regional”, frisou.
Além de realizar a prestação de serviços a empresas de sementes, agricultores e demais organizações, o Laboratório serve de base à pesquisa e ao ensino para os cursos de graduação em Agronomia e Ciências Biológicas, ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, à especialização em Produção e Tecnologia de Sementes e para qualificações profissionais. “Nossa estrutura também serve de apoio ao ensino e a pesquisa acadêmica, através de treinamentos, acompanhamento de atividades práticas e estágios, o que consolida o Laboratório como um importante espaço para a formação dos profissionais”, destacou.
O Laboratório de Análise de Sementes pode ser contatado pelo telefone (55) 3332-0200 ramal 3312 ou ainda pelo e-mail labsementes@unijui.edu.br.