Unijuí fecha parcerias para fortalecer ofertas de Programas de Pós-Graduação em 2023 - Unijuí

Em 2023 a Unijuí reforça o título de Universidade Regional e mais uma vez rompe as fronteiras por meio da oferta dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em parceria com outras Universidades do Estado e do País. O Conselho Universitário manteve a oferta do Curso de Mestrado Interinstitucional - Minter em Educação nas Ciências em conjunto com a UniLaSalle de Lucas do Rio Verde/MT.

Além da parceria acima, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, ofertado de forma interinstitucional entre Unijuí e Unicruz, ganhou uma nova força com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) campus Erechim. Além disso, a parceria permitirá a busca pela implementação também do doutorado ao Programa.

Outra grande novidade para o próximo ano é a criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Computação Aplicada, com curso de Mestrado, na modalidade profissional, presencial, em associação com a Universidade de Passo Fundo (UPF). O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Computação Aplicada será desenvolvido de forma associativa entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Unijuí, sendo a UPF a instituição coordenadora da proposta e a UNIJUÍ, instituição associada.

Já o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais, passa a contar com a parceria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais da Universidade de Passo Fundo (UPF) que vão potencializar o ensino e a pesquisa na formação de profissionais, com proposta de associação, para 2023.

O Programa de Pós-Graduação em Direito também estabeleceu uma importante parceria para 2023 com a assinatura de um convênio de cooperação com a Cooperativa Educacional de Vilhena Coopevi (FAVOOCOOP), de Vilhena/RO. O objetivo é estabelecer um compromisso de mútua colaboração para execução do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior, a fim de garantir a oferta de uma turma de mestrado temporária.

Não obstante, na Pós-Graduação Lato Sensu, a parceria entre as universidades do Comung também segue forte com a oferta de quatro formações, sendo elas: “MBA em Gerenciamento de Projetos”, ofertado em parceria com a UPF; “MBA em Gestão Pública”, ofertado em parceria com a Unicruz; “Pós-Graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário”, ofertado em parceria com a Unijuí; e “Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica” ofertado em parceria com a URI Erechim.

“Estas iniciativas, têm por objetivo, potencializar ainda mais o caráter regional das quatro instituições comunitárias, fortalecendo suas potencialidades em termos de professores e estrutura física. Novas propostas envolvendo internacionalização e inovação, também estão na pauta das quatro instituições”, explica a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.