Estágios preparam acadêmicos da Unijuí para os desafios do mercado de trabalho - Unijuí

Estágios preparam acadêmicos da Unijuí para os desafios do mercado de trabalho

Durante a graduação você é qualificado para atuar na área escolhida e enfrentar os desafios que a vida profissional exige. E chegar ao mercado de trabalho capacitado, com experiências obtidas por meio de estágios realizados durante o curso, é um diferencial que aumenta as chances de empregabilidade.

Na Unijuí, os acadêmicos têm a oportunidade de estabelecer contato com pessoas e empresas, trocar conhecimentos e descobrir oportunidades que agregam valor ao profissional no futuro, desde os primeiros módulos da Graduação Mais. Através de estágios, os estudantes podem criar uma rede de contatos com outros profissionais, entender mais sobre as diferentes áreas de atuação e se preparar para o mercado.

De acordo com o professor mestre Marcelo Loeblein dos Santos, do curso de Direito, os estágios auxiliam o estudante a ingressar no mundo profissional e compreender melhor suas habilidades, seus desejos e as afinidades com determinadas áreas. “O estágio consiste em um ato educativo, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa complementar os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica, preparando o estudante para o aprendizado de competências próprias”, afirma.

Atualmente, diversos acadêmicos estão atuando em suas respectivas áreas durante a formação. Uma delas é a acadêmica do curso de Direito, Júlia Rodrigues Rauber, que está no segundo semestre. “Recebi um e-mail da própria Unijuí divulgando a vaga de estágio. Achei uma ótima oportunidade e já me candidatei. Atualmente, realizo tarefas envolvendo as demandas judiciais que a empresa possui”, relata.

Júlia acredita que em sua área o estágio é extremamente necessário ao longo do curso. “Essa é uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante, que desde o início irá vivenciar na prática os conteúdos acadêmicos e ainda terá uma ideia da rotina que terá como profissional da área jurídica”, acrescenta.

Enquanto alguns estão no início de sua graduação, outros estão próximos de obter o seu diploma. O estudante Cristhian Finckler está no 10º semestre do curso de Administração e havia iniciado um estágio em uma empresa de pesquisa clínica. “No último mês de estágio, fui comunicado que seria efetivado, pois gostaram do meu trabalho. Está sendo desafiador porque são novas funções e, agora, com mais responsabilidade. Estou aprendendo ainda mais e está sendo uma experiência bem construtiva”, salienta.

Para o acadêmico, esse período foi fundamental para seu crescimento profissional. “Podemos colocar em prática os conceitos do curso e nos desenvolver como pessoa também, porque todos os dias temos contato com pessoas e ideias diferentes, e saber lidar com isso é engrandecedor”, completa.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí