Presidente do TRT4 ministra palestra no campus Três Passos da Unijuí - Unijuí

Presidente do TRT4 ministra palestra no campus Três Passos da Unijuí

Nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, o campus Três Passos da Unijuí recebeu o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), dr. Francisco Rossal de Araújo. O desembargador, em visita institucional à região Celeiro, ministrou a palestra “As perspectivas da Justiça do Trabalho no pós-pandemia”. O evento foi promovido em uma parceria entre Unijuí, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Subseção Três Passos) e Justiça do Trabalho.

Prestigiaram a apresentação estudantes e docentes da Unijuí e do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, além de pessoas da comunidade externa interessadas na temática. Entre os presentes estiveram o prefeito de Três Passos, Arlei Tomazoni; o coordenador do campus Três Passos da Unijuí, professor André Giovane de Castro; o juiz Titular da Vara do Trabalho de Três Passos, Ivanildo Vian; o presidente da subseção da OAB local, José Orlando Schaffer; o juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Três Passos, Marco André Fimm Faveri; e o presidente do Sindilojas Celeiro, Antônio Granich.

Na abertura do evento, como uma forma de homenagear o palestrante da noite, que é natural do município de Alegrete, os estudantes Rafael Ribeiro e Samuel Gonçalves entoaram o Canto Alegretense.

Em sua fala, o desembargador Francisco Rossal destacou a importância do Direito do Trabalho e Previdenciário. “Se você não recolher para a previdência, você vai lembrar da importância dela, como nós nos lembramos da importância do Sistema Único de Saúde, na pandemia. Então, a importância do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário mostra a civilização da sociedade. E isso não é incompatível com a ideia de lucro, não é incompatível com a ideia de capitalismo, isso é compatível com a ideia de civilização”, afirmou o palestrante.

“A noite do dia 23 de novembro ficará na história da comunidade acadêmica de Três Passos e região. Com grande engajamento da comunidade local, o evento contou com a participação de diversas entidades, incluindo sindicatos de trabalhadores e dos empreendedores locais e do poder público regional”, ressaltou o professor do curso de Direito da Unijuí, Francisco Dion Cleberson Alexandre, que esteve à frente da organização da palestra.

Já o estudante Gabriel Bueno da Silva, presidente do Centro Acadêmico de Direito de Três Passos, falou sobre a contribuição da palestra para sua formação. “Ter a presença de alguém tão importante em nossa Universidade é algo grandioso. Em particular, sinto que a palestra acresceu fundamentalmente na carreira acadêmica/profissional, bem como pessoal. O aprendizado foi gigantesco, pois nos fez refletir sobre como construir um país melhor e avançar nas legislações do Direito do Trabalho, de forma que seja possível alcançar, mesmo que aos poucos, um senso de justiça que vigore entre empregado e empregador”, relatou Gabriel.