Reunião debate futuras cooperações entre o curso de Fisioterapia da Unijuí e instituições da Letônia - Unijuí

No último mês de outubro, a professora do curso de Fisioterapia da Unijuí, Eliane Roseli Winkelmann, e a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia Haiski, reuniram-se com o representante da equipe olímpica de Triatlo da Letônia, Aigars Strauss. O encontro teve como objetivo reforçar os laços de ensino, extensão e pesquisa por meio de futuras parcerias entre a Unijuí e instituições da Letônia.

Neste primeiro momento, o contato entre as instituições é focado no curso de Fisioterapia da Unijuí, tendo em vista o incentivo à formação de profissionais fisioterapeutas na Letônia. A professora Eliane destaca a importância destas articulações e possibilidades de avanços com a troca de conhecimentos. “A Fisioterapia é uma área cada vez mais em crescimento e inserção no Brasil, assim como em vários países da Europa e outros continentes”, afirma.

Vanderléia acrescenta que a relevância de possibilitar à comunidade acadêmica relações com diversos países do mundo. “Estabelecer e consolidar cooperações internacionais que venham agregar novas experiências e a troca de conhecimentos é importante tanto para professores quanto para estudantes”, ressalta.

Na oportunidade, a professora Eliane aproveitou para convidar professores da Letônia para participarem como conferencistas do 10° Congresso Internacional em Saúde, do qual é coordenadora. O evento irá ocorrer entre os dias 16 e 19 de maio de 2023, na Unijuí.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí