Ação de Saúde levou serviços e orientações aos caminhoneiros - Unijuí

Ação de Saúde levou serviços e orientações aos caminhoneiros

Na manhã do último sábado, 18 de novembro, acadêmicas do Projeto Integrador (PI) em Atenção à Saúde promoveram, junto ao Posto Buffon, uma Ação de Saúde do Caminhoneiro. A atividade foi realizada em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Missões, demandante do desafio, Secretaria Municipal de Saúde e Sest Senat. Também foram parceiros a professora Caroline Quines e o Unilab, e os Projetos de Extensão da Unijuí, Educação em Saúde e Gestão Social e Cidadania.

"Nós recebemos o desafio do Cerest Missões para trabalharmos ações voltadas à saúde do caminhoneiro. As acadêmicas, auxiliadas pelo Cerest e pela sua coordenadora, psicóloga Patrícia Felden Torma, organizaram essa atividade de educação em saúde, que contou com aferição da pressão arterial, medição do índice glicêmico, orientações e aplicação de um questionário diagnóstico de saúde”, explicou a professora coordenadora da disciplina, Eilamaria Libardoni Vieira.

Com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, também foi possível realizar a atualização da carteira de vacinação dos profissionais. “Esse é um público que nos preocupa muito. Por viverem na estrada, os caminhoneiros não conseguem ter uma rotina de cuidado com a sua saúde, de consultas e exames. Hoje há o recurso do Cartão do Caminhoneiro, fornecido pelo Ministério da Saúde e distribuído pelo Sest Senat, que permite o acesso a postos de saúde de todo o País. Mas nem todos sabem desse recurso ou conseguem procurar pelo atendimento”, explicou a coordenadora do Cerest Missões, Patrícia Felden Torma.

Ela destacou que a ação realizada no fim de semana é uma estratégia importante para que os profissionais possam acessar serviços básicos de saúde. “A Universidade nos traz um ânimo novo para pensar em estratégias de saúde. Gosto muito da integração das áreas, proporcionada pelos Projetos Integradores, e sinto que nos reciclamos com esse trabalho, com essa troca de experiências. Quando temos um desafio e desafiamos a Universidade a nos ajudar a pensar em soluções, é exatamente porque queremos um outro olhar, um olhar de quem está de fora do nosso Centro”, comentou a coordenadora, que é mentora no PI.

Fazem parte do Projeto Integrador as acadêmicas Camila Cantarelli e Anna Carolina Meding, de Fisioterapia; Maria Eduarda da Silva e Janity Thaize Fensterseifer, de Biomedicina; e Isabele Berwig, de Nutrição.