Conheça os cursos da área de Ciências Agrárias da Unijuí - Unijuí

Conheça os cursos da área de Ciências Agrárias da Unijuí

As Ciências Agrárias abrangem diversas áreas do conhecimento que visam melhorias na qualidade e produtividade de rebanhos, lavouras e de produtos agropecuários. Entre elas, estão a Agronomia e a Medicina Veterinária. A Unijuí é referência na oferta de ambos os cursos, com uma infraestrutura moderna e um corpo docente qualificado nacional e internacionalmente.

Os acadêmicos da Universidade podem usufruir, ainda, dos mais diversos laboratórios, além do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), que funciona como Escola Fazenda, e do Hospital Veterinário da Unijuí. Esses espaços são ideais para realização de pesquisas e experimentações práticas, possibilitando que o estudante entre em contato com o ambiente profissional no seu percurso formativo.

Conheça alguns diferenciais de cada curso:

Agronomia

O curso de Agronomia (bacharelado) é ofertado no campus Ijuí, em turno integral, com duração de cinco anos. Neste período, os estudantes são capacitados para atuarem em diferentes áreas, nas esferas públicas e privadas, junto a cooperativas de produção agropecuária, empresas de produção familiar, empresas de insumos agrícolas, organizações não governamentais, empresas de assistência técnica e extensão rural, órgãos de ensino e pesquisa e, ainda, como profissionais autônomos.

Medicina Veterinária

Com duração de cinco anos, o curso de Medicina Veterinária (bacharelado) é ofertado no campus Ijuí, em turno integral. A graduação prepara os acadêmicos para atuarem no cuidado da saúde e bem-estar animal, com conhecimento técnico-científicos para a garantia sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, controle de zoonoses e à adequação do processo produtivo animal às novas normas e exigências de um desenvolvimento sustentável.

Vestibular Verão

Se você tem interesse na área de Ciências Agrárias, saiba que a Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2023 até segunda-feira, dia 21 de novembro. Nesta edição, o vestibulando pode escolher entre realizar a prova de forma presencial ou online. Em ambos os casos, a seleção consiste em uma redação, que terá o tema revelado durante sua aplicação. A prova presencial acontece no domingo, dia 27 de novembro. Já quem optar pela prova online, poderá realizá-la acessando a inscrição no site entre os dias 25 e 27 de novembro.

Também é possível escolher outras formas de seleção: aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre os anos de 2010 e 2021; e aproveitamento da nota de redação do concurso vestibular da Unijuí referente aos anos de 2010 a 2023.

Outra grande novidade é a oferta de bolsas. Os candidatos que optarem pela realização da prova presencial e obtiverem as quatro melhores notas receberão uma bolsa de 50%, pelo período de um ano na graduação escolhida (com exceção de Medicina, que possui processo seletivo diferente). Há ainda a possibilidade de duas bolsas às melhores notas apresentadas pelos estudantes que ingressarem pelo aproveitamento da nota do Enem.