Mostra de Projetos Integradores da Unijuí apresenta resultados aos desafios propostos pela comunidade - Unijuí

Mais uma Mostra dos Projetos Integradores foi aberta nesta segunda-feira, 14 de novembro, na Unijuí. Acadêmicos da área da Psicologia, integrantes do segundo módulo, foram os primeiros a apresentar os resultados de seus Projetos Integradores (PIs). Ontem, novas apresentações foram realizadas junto ao Auditório do Espaço + Inovação, pelos estudantes do quarto módulo da área da Saúde. Ao todo, serão 30 turmas, nos quatro campi da Universidade, apresentando 160 projetos, que atendem a 91 desafios e que partem de 18 temas geradores.

Os PIs são componentes curriculares que fazem parte da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. Por meio deles, os estudantes, desde o primeiro semestre do curso, têm contato com a realidade de suas comunidades, através de desafios que são encaminhados pela população, por empresas ou entidades. Com auxílio dos professores e dos mentores, que são profissionais voluntários, os acadêmicos são desafiados a encontrar soluções para as demandas apresentadas.

“No último semestre, realizamos a Mostra de PIs por áreas/cursos e avaliamos que foi um formato positivo. Então, neste semestre, seguiremos o mesmo modelo. A organização fica a cargo dos cursos, a fim de possibilitar a presença de demandantes e mentores, e também de dar espaço para que todos os projetos sejam socializados com os colegas e comunidade externa. Isso implica em termos vários dias de Mostra, sendo que em alguns deles estarão acontecendo as apresentações dos projetos de diferentes cursos/módulos de maneira concomitante”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

Ao longo das próximas semanas, serão apresentados PIs nas mais diversas áreas, desde Saúde, passando por Medicina Veterinária e Agronomia, até a área de licenciaturas. Como destaca a vice-reitora, esse é o quarto semestre em que os Projetos Integradores estão sendo desenvolvidos e, a cada módulo, os docentes ganham mais experiência, avaliando e qualificando os processos constantemente.

“Nossos estudantes têm desenvolvido proposições de soluções aos problemas apresentados cada vez mais articuladas com os conhecimentos estudados no módulo e com as necessidades das entidades demandantes. Além disso, temos ampliado ainda mais o diálogo entre a comunidade externa e a Universidade. Todo esse processo vem consolidando a curricularização da extensão em nossa Instituição. Nossos professores também têm desempenhado um papel muito importante de articulação e mediação, auxiliando os estudantes na compreensão das problemáticas e solução dos desafios. Os mentores, da mesma forma, contribuem a partir de um olhar e experiência profissional”, observa a professora Fabiana Fachinetto.

Abaixo você confere as próximas apresentações:

Gestão Ijuí - Sala G3 - noite

Psicologia Ijuí - Sala A 8-9 - noite