Licenciaturas Unijuí: formando protagonistas da transformação por meio da educação - Unijuí

A profissão de professor vai muito além do ensino de sala de aula. Está intrinsecamente ligada à transformação social que ocorre por meio da educação. Nesse contexto, os professores são os protagonistas de uma formação de excelência e que prioriza o desenvolvimento dos estudantes com as habilidades e competências inerentes às suas áreas de formação, mas também ao pensamento crítico e humano.

Na Unijuí, a área das licenciaturas sempre foi muito valorizada. Prova disso é a história da criação da própria Universidade, iniciada ainda nos anos 50 e motivada pela busca pela qualificação e habilitação legal para o trabalho pedagógico e a atuação no ensino secundário. Em 1956, surgiu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira no ensino superior da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Desde então, a atenção à formação em licenciaturas sempre esteve presente no fazer da Unijuí.

Hoje, a Universidade conta com a oferta de licenciatura nos cursos de Letras: Português e Inglês, Pedagogia, Educação Física, Matemática e História. Acompanhando a evolução da sociedade, os cursos da Unijuí proporcionam aos seus estudantes experiências com aulas interativas e que desafiam o intelecto e amadurecimento acadêmico e profissional enquanto futuros professores.

Ao longo do processo formativo, os acadêmicos podem se inserir em projetos de pesquisa, extensão, práticas laboratoriais e científicas, além da participação em inúmeros eventos e também do contato direto com os programas de mestrado e doutorado voltados para a área da educação. Com o currículo da Graduação Mais, esses estudantes ainda têm a oportunidade de produzirem objetos digitais de aprendizagem, como conteúdos pedagógicos para plataformas digitais, sites, aplicativos e jogos.

Você pode ser o próximo protagonista da transformação por meio do conhecimento sendo um professor formado pelas licenciaturas da Unijuí. As inscrições para o Vestibular Verão 2023 estão abertas até o dia 21 de novembro pelo site unijui.edu.br/vestibular.

Saiba mais sobre os cursos de Licenciatura da Unijuí:

Educação Física

Com oferta nos campi Ijuí e Santa Rosa, no período da noite, o curso de Educação Física (Licenciatura) possui duração de cinco anos. Ao longo da graduação, você tem oportunidades de estágios remunerados dentro da própria Unijuí, como no Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, na Cia Cadagy e em projetos de pesquisa e extensão. Após formado, poderá atuar em escolas de Ensino Fundamental, Médio e Educação Infantil, educação inclusiva, educação de jovens e adultos, escolas especiais, serviços de lazer e recreação, coordenadorias municipais de Esporte e Lazer, entre outros campos de atuação.

Letras: Português e Inglês

O curso de Letras: Português e Inglês possui duração de quatro anos e é ofertado no campus Ijuí, durante a noite. Ele prepara você para atuar como professor de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literatura em escolas de Educação Básica, públicas e privadas, escolas de idiomas, cursos preparatórios para vestibulares e concursos, entre outros contextos de ensino, e ainda como revisor de textos em diversos âmbitos, sejam empresariais ou editoriais. A graduação também possibilita o ensino de ambas as línguas dentro e fora do país, como no Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros (PLE) ou como Língua de Acolhimento (PLAc).

Matemática

Com duração de quatro anos, o curso de Matemática possui oferta no campus Ijuí, no período da noite, e prepara você para atuar em instituições de ensino de Educação Básica com inovação e protagonismo, bem como em áreas científicas, tecnológicas ou em instituições financeiras. Na Unijuí, o licenciando tem ainda a oportunidade de construir um percurso formativo da graduação à pós-graduação, tanto na área da Educação, quanto da Matemática Aplicada, ingressando, após formado, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências ou Modelagem Matemática e Computacional.

Pedagogia

O curso de Pedagogia da Unijuí tem duração de quatro anos e é ofertado no campus Ijuí, no turno da noite. Ele prepara você para atuar em contextos escolares (no exercício da docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio na Modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar) e em contexto não escolares, em áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos (equipes de empresas, organizações não governamentais, lares de acolhimento a crianças, jovens, adultos e idosos, Vara da Infância e Juventude, hospitais, entre outros).