Isadora Brust
Por meio de acordos de cooperação com universidades estrangeiras, a Unijuí possibilita que seus estudantes tenham experiências transformadoras em outros países. A Universidade oferece opções de intercâmbio acadêmico em mais de 25 instituições de ensino superior, espalhadas pela Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Espanha, Letônia, Polônia, Portugal, Rússia, Uruguai, Austrália e França.
Durante o período de intercâmbio, o estudante é desafiado a exercitar sua comunicação e autonomia, desenvolvendo habilidades com um segundo idioma e vivenciando trocas culturais e aprendizados importantes para sua formação pessoal e profissional. “Isso acontece pela necessidade de aprender a ser mais autodidata na hora de estudar, pelo contato com novos métodos de ensino e aprendizagem e pela oportunidade de participar de eventos na sua área de estudos que ocorrem no exterior”, destaca a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), Vanderléia Haiski.
Ela também ressalta a relevância do intercâmbio acadêmico para os estudantes que desejam se tornar pesquisadores. “O intercâmbio é uma experiência riquíssima de troca de conhecimento científico para os que buscam ter consciência das pesquisas realizadas no exterior”, acrescenta Vanderléia.
Realizando intercâmbio na Universidade do Porto, a acadêmica do curso de Direito da Unijuí, Nadini Bandeira, relata que a experiência está sendo fundamental para conhecer o funcionamento de sua área em outros países. “A Universidade está me possibilitando estar em contato com professores de outro país e com acadêmicos não só de Portugal, mas também da Alemanha e Espanha. Isso permite que eu tenha uma troca cultural muito grande no sentido acadêmico, viabilizando que eu compreenda como funciona o Direito em outros locais”, salienta.
Também na Universidade do Porto, a estudante de Farmácia, Isadora Brust, afirma que o intercâmbio permite que sejam aprimorados conceitos teóricos e práticos da futura profissão. “Está sendo uma experiência incrível, pois estou podendo participar de atividades em diversas áreas da minha formação e ampliando minhas experiências. Portanto, se puderem realizar um intercâmbio, aproveitem essa oportunidade”, completa.
Acadêmicos que desejam realizar intercâmbio devem entrar em contato com o ERI para manifestar seu interesse e agendar uma reunião. Em uma primeira conversa, serão discutidas as opções do estudante, fornecidas orientações para sua escolha e indicados os documentos necessários para preenchimento da ficha de candidatura. Em seguida, o coordenador do curso avalia a grade disciplinar das instituições apontadas pelo acadêmico e relaciona com a grade da Unijuí, para o melhor aproveitamento possível das disciplinas cursadas no exterior.
Após essas etapas, o acadêmico deve entregar a ficha de candidatura e a documentação, como o passaporte, que pode ser solicitado pelo site da Polícia Federal. Também é necessário que o estudante informe a universidade para qual deseja ir e quantos semestres pretende cursar no exterior, bem como solicite a um docente da Unijuí que envie uma carta de recomendação para o ERI. Feito isso, o ERI dá encaminhamento ao processo interno e com a universidade do exterior, mantendo contato com os acadêmicos e informando sempre que houver novidades, prazos a serem cumpridos e questões a resolver.
Estudantes interessados em obter mais informações ou iniciar o processo do intercâmbio acadêmico devem entrar em contato com o ERI, através do e-mail eri@unijui.edu.br ou do WhatsApp (55) 98146-1888.