Inicia nesta segunda-feira, 14 de novembro, a votação da Consulta Popular 2022/2023. O processo tem como objetivo promover a atuação da população quanto à destinação de recursos do orçamento estadual para investimentos e serviços de interesse regional, além de promover o engajamento social e empreendedor nas regiões, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico sustentável dos municípios através da escuta ativa do cidadão.
A Consulta Popular, realizada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, ocorre por meio dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Na região de abrangência da Fidene/Unijuí existem três Coredes: Noroeste Colonial (Ijuí), Fronteira Noroeste (Santa Rosa) e Celeiro (Três Passos). Nos três Coredes, a Instituição apoia a realização da Consulta e incentiva a votação.
As propostas indicadas pela Fidene/Unijuí para votação são as seguintes:
Corede Noroeste Colonial: Proposta 1 - Implantação de um laboratório para análise de alimentos e produtos desenvolvidos pelas Agroindústrias da região do Corede Noroeste Colonial.
Corede Noroeste: Proposta 1 - Elaboração do Projeto Técnico (executivo) com definição do traçado da estrada que margeia o Rio Uruguai e faz a ligação entre os municípios de Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Alecrim, Porto Mauá, Novo Machado e Dr. Maurício Cardoso, denominada estrada costeira, com objetivo de incentivar o desenvolvimento turístico desta região.
Corede Celeiro: Sem indicação do Corede.
Como votar
A votação para a escolha dos projetos que serão contemplados com o orçamento estadual pode ser feita até às 23h59 do dia 23 de novembro, pelos seguintes canais: aplicativo Colab; site www.consultapopular.rs.gov.br; e ainda pelo whatsapp (51) 8924-1547, sem a necessidade de inclusão no número 9 na frente.
Para votar é preciso informar o número do seu título de eleitor, o CPF, a data de nascimento e, ainda, telefone e/ou e-mail caso opte por receber informações do processo da Consulta Popular. O voto é pessoal e intransferível e cada cidadão poderá votar em apenas uma proposta do Corede.
Participe. Seu voto é extremamente importante para cada uma das regiões.