Bolsas de estudos e financiamentos: confira as oportunidades que a Unijuí oferece - Unijuí

Quer ingressar no Ensino Superior, mas acredita que não conseguirá custear a graduação? A Unijuí conta com uma série de alternativas, desde bolsas de estudos até financiamentos, para quem quer realizar o sonho da graduação. Confere!

Um dos benefícios mais conhecidos é o Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal. Por meio dele, são concedidas bolsas de estudo, de 50% e 100%, de acordo com a renda familiar, a estudantes brasileiros que não possuem diploma de nível superior.

A Unijuí também oferta diferentes opções de financiamentos. O CrediUnijuí, por exemplo, destina-se aos acadêmicos regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais. Ele cobre até 50% do valor semestral de matrícula e estará disponível a todos os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2023. O saldo devedor é corrigido anualmente pelo mesmo indicador de reajuste das mensalidades de graduação, acrescido de taxa de administração definida no edital.

Todos os aprovados no primeiro semestre de 2023 também terão acesso ao Plano de Flexibilização de Pagamento (PFP), que aumenta em 50% o prazo de pagamento do curso. O PFP possui parcelas fixas com reajustes anuais.

Por meio do Banrisul, também é possível acessar o Programa de Financiamento Crédito Universitário, que tem como finalidade a concessão de financiamento aos estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais da Unijuí. Nesta modalidade, válida para todos os cursos, o estudante pode financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses. O aluno tem o dobro de tempo do curso para pagar, sendo que as parcelas não se acumulam.

Já pelo Sicredi, é possível acessar o Programa de Financiamento Crédito Universitário para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Medicina. Nesta modalidade, o estudante pode financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses.

Para os cursos de Medicina, Biomedicina e Medicina Veterinária também estará disponível a linha de crédito pela Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo Unicred Horizontes. O financiamento estudantil cobrirá até 100% do valor semestral de matrícula.

Para todos os alunos de cursos presenciais da Universidade estará disponível a Modalidade de Pagamento Linear (MPL), um programa de pagamento da Unijuí que tem por finalidade diluir o número de horas do curso no tempo normal de sua duração. As mensalidades independem do número de horas contratadas semestralmente, sendo o número de parcelas equivalente ao tempo normal de duração do curso. As parcelas são fixas durante cada ano, sendo reajustadas anualmente. É destinado a todos os estudantes interessados, ingressantes, reingressantes e/ou matriculados nos cursos de graduação da modalidade presencial, vinculados ao programa.

Empresas que desejam qualificar seus funcionários também podem formalizar um convênio com a Fidene/Unijuí para ter acesso ao Programa de Desconto Progressivo. A iniciativa visa a concessão de descontos aos estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais, com exceção de Medicina, que tenham contrato de trabalho com empresas conveniadas. Os descontos dependem do número de estudantes indicados, podendo variar de 15% a 30%.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Estudante (CAE) da Unijuí, pelo telefone 3332-0444 ou pelos números de WhatsApp 55 3332 0200 e 55 99102 8336.