Cursos da Unijuí apresentam currículos inovadores para o Vestibular de Verão - Unijuí

Cursos da Unijuí apresentam currículos inovadores para o Vestibular de Verão

Até o dia 21 de novembro, estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2023 da Unijuí. O processo seletivo oferta vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais da Universidade, que trazem, há dois anos, novidades em seus currículos, a partir da Graduação Mais. A exceção aqui cabe apenas ao curso de Medicina, que além de contar com processo seletivo próprio, também oferta um currículo diferenciado, ambos atendendo às normativas do Ministério da Educação (MEC).

Este novo modelo de cursos de graduação propõe inovações que estão se consolidando no cenário da Educação Superior, a exemplo dos currículos por competências e módulos, Projetos Integradores (PIs) e disciplinas voltadas à formação pessoal e profissional. “Apostar na Graduação Mais é colocar as fichas num aprendizado que vai ao encontro do que as melhores universidades estão trabalhando e pesquisando”, destacou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.

Os currículos dos cursos de graduação foram construídos para que, em cada semestre, seja trabalhada uma temática importante para o mercado de trabalho. A partir disso, trabalham-se determinadas competências com os estudantes, de acordo com o semestre em que estão. “No semestre, todas as disciplinas que o acadêmico faz partem de um tema gerador comum. Por exemplo, nas Engenharias, temos o tema das Cidades Inteligentes, que passa a nortear as demais disciplinas e para onde articulamos as competências que vão ser desenvolvidas”, explicou.

O Projeto Integrador é uma das disciplinas norteadas pelo tema gerador. Todos os cursos, a partir da Graduação Mais, possuem 5 PIs, trabalhados ao longo de cinco semestres. Todos os projetos são desenvolvidos a partir de desafios encaminhados pela comunidade, relacionados à temática do módulo. “Os estudantes têm um grande ganho porque conseguem, imediatamente, relacionar a teoria com a prática. Eles têm contato direto com o demandante, com o problema real, e a partir da orientação do professor e do auxílio de mentores, que são profissionais já formados, têm a oportunidade de encontrar soluções para aquele desafio”, completou a vice-reitora, lembrando que, em dois anos, mais de 400 projetos foram desenvolvidos, beneficiando diretamente a comunidade e contribuindo para a formação dos estudantes.

A professora Fabiana Fachinetto lembra ainda que os currículos foram construídos focados nas principais habilidades e competências que devem ser trabalhadas pelos cursos, conforme determinam as diretrizes nacionais. Essa construção leva em conta, ainda, as necessidades da região em que a Unijuí está inserida, e que conta com mais de 60 municípios.

As inscrições para o Vestibular de Verão 2023 podem ser realizadas em unijui.edu.br/vestibular, pelo valor de R$ 20,00. A prova consiste em uma redação, que terá o tema revelado durante a sua aplicação. Para quem optar pela seleção presencial, a prova acontecerá no domingo, dia 27 de novembro. Para quem optar pela prova online, poderá realizá-la acessando a inscrição no site, entre os dias 25 e 27 de novembro.

Outra grande novidade é a oferta de bolsas. Para os candidatos que optarem pela prova presencial e obtiverem as quatro melhores notas, será dada uma bolsa de 50% - a cada um - pelo período de um ano na graduação escolhida. Outras duas bolsas serão concedidas às melhores notas apresentadas pelos estudantes que ingressarem pelo reaproveitamento da nota do Enem.

Além disso, o candidato poderá optar por outras formas de seleção: aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado entre os anos de 2010 e 2021; e aproveitamento da nota de redação do concurso vestibular da Unijuí referente aos anos de 2010 a 2023.

O Vestibular para o curso de Medicina da Unijuí possui uma seleção específica. As inscrições podem ser realizadas até 27 de novembro, com taxa no valor de R$200,00. Mais informações em unijui.edu.br/vestibularmedicina.