Unijuí encerra participação na Expofest com diversas atividades - Unijuí

Unijuí encerra participação na Expofest com diversas atividades

Depois de 11 dias com intensas atividades, a Unijuí encerrou neste domingo, 16 de outubro, sua participação na Expofest Ijuí. Desde a manhã, o público pôde visitar a Casa da Universidade para conhecer o robô NAO, a partir dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, e para participar de ações interativas. À tarde, o curso de Biomedicina e o Laboratório de Análises Clínicas - Unilab também realizaram testes de glicemia no espaço.

“A Unijuí participou ativamente desses 11 dias de feira, promovendo atividades em sua Casa, mostrando ao público um pouco dos seus cursos de graduação, e participando de ações em diferentes espaços do Parque de Exposições Wanderley Burmann, a exemplo da Semana do Agronegócio Caminhos Rurais. O público da feira pôde, de fato, vivenciar um pouco do cotidiano da Universidade”, destacou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, que esteve na Casa da Unijuí durante este domingo, ao lado do vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, recebendo o público e a diretoria da Expofest, que concedeu entrevista avaliativa à Rádio Unijuí FM.

Como destaca a reitora, a Unijuí esteve presente na feira com ações ligadas ao ensino, à cultura, à inovação, ao desenvolvimento e à internacionalização. “Começamos a Expofest como Capital Nacional das Etnias e encerramos a feira como Capital Mundial. A Universidade, por sua vez, recebeu diversos representantes de outros países, fortalecendo não só a sua política de internacionalização, como também contribuindo para este movimento que acontece na cidade e que foi potencializado por meio da feira. Ao estabelecer esse contato com representantes de outros países, abrimos portas para parcerias, para projetos de pesquisa e intercâmbios. Precisamos, Universidade e município, estar bem alinhados para que o processo de internacionalização ocorra”, destacou a reitora.

A Unijuí teve uma importante participação na Semana do Agronegócio com os Caminhos Rurais, que abrangem ainda a Arena Agro e o Pavilhão de Agricultura Familiar. Por meio da programação, foi possível debater com empresas e produtores rurais as novidades e desafios da agricultura, e também apresentar o que está em desenvolvimento na Universidade, a partir da exposição de experimentos pelo Programa de Melhoramento Genético. “É importante mantermos na Expofest a exposição de máquinas, de produtos, mostrando também as inovações que estão sendo trabalhadas a partir dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. De forma alguma estamos deixando de lado a agricultura familiar, mas trabalhando, por meio dos Caminhos Rurais e da parceria com a Emater e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, oportunidades para aumentar a renda e a qualidade nas propriedades”, disse a reitora.

Durante a Expofest, a Unijuí também trabalhou na divulgação do Vestibular de Verão, com inscrições abertas até o dia 21 de novembro pelo endereço unijui.edu.br/vestibular, e do Vestibular de Medicina, com inscrições até o dia 27 de novembro. Mais informações podem ser obtidas no site unijui.edu.br/vestibular.