Unijuí promove ações com escolas e recebe cônsul do Japão na Expofest - Unijuí

Unijuí promove ações com escolas e recebe cônsul do Japão na Expofest

A Unijuí promoveu uma série de atividades no Parque de Exposições Wanderley Burmann nesta sexta-feira, 14 de outubro, durante a Expofest Ijuí. A programação teve início pela manhã, com a recepção de escolas de Ijuí e região.

No Palco Mundo, os estudantes participaram da Hora do Recreio, promovida pela Rádio Unijuí FM, e acompanharam a apresentação da Cia Cadagy. No local, eles também receberam as orientações necessárias para o Desafio da Esfinge, organizado pelos cursos de História e Letras: Português e Inglês da Unijuí, que premiou as melhores equipes ao final do jogo. “Ficamos felizes em poder realizar este evento ao lado da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e de estar promovendo, durante a Expofest, uma série de atividades ao público. Aos estudantes que estão no 3º Ano do Ensino Médio, apresentamos nosso Vestibular de Verão e Vestibular de Medicina, e aos alunos que ainda não estão nesta fase, oportunizamos que conheçam os cursos ofertados pela Instituição”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

Durante o dia, o público pôde conferir, na Casa da Unijuí, demonstrações realizadas pela empresa incubada na Criatec, DeuFísica; e degustar de pratos preparados por estudantes e professores dos cursos de Gastronomia e Nutrição, em parceria com o Sesc. Também foi possível participar da comemoração dos 25 anos do curso de Engenharia Civil e conferir o início da Batalha das Startups. No Palco das Etnias, também foi realizada a palestra “Atualidade e o futuro do agronegócio brasileiro”, com a produtora rural e Relações Públicas, Camila Telles.

Ao final do dia, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, receberam a visita do cônsul do Japão de Porto Alegre, Takashi Yokoyama. Ele esteve acompanhado do acadêmico de Ciência da Computação da Unijuí e tradutor, João Vitor Moraes Ribas, da presidente da Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura de Ijuí, Miriam Sumi Saito, e do membro da associação, Mitsuo Okajima.

O cônsul já havia realizado, à tarde, uma visita à Unijuí, onde conheceu o Espaço + Inovação da Unijuí e os Complexos 2 e 3 da Unijuí Saúde. Takashi Yokoyama disse que ficou impressionado com a Instituição, com os funcionários e professores, e destacou que imaginava os desafios de conseguir manter uma Universidade de qualidade sem auxílio de recursos públicos. Elogiou a política de internacionalização da Unijuí e destacou que parcerias com universidades do Japão podem ser estabelecidas. Ao final da visita, o cônsul concedeu uma entrevista à Rádio Unijuí FM.