Formação de professores de Educação Física é pauta de obra da Editora Unijuí - Unijuí

Formação de professores de Educação Física é pauta de obra da Editora Unijuí

O Centro de Eventos da Unijuí sedia nesta quinta-feira, 13 de outubro, a Pré-Abertura do II Simpósio Internacional de Educação Física - Currículo e Didática. O encontro é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e do Centro de Educação (CE); da Universidade Estadual de Maringá (UEM); da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), com financiamento do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Durante o simpósio, a Editora Unijuí promove o lançamento do livro “Considerações Curriculares para a Formação Universitária dos Estudantes de Educação Física”, com início previsto para às 21h15. A obra, que já está disponível para aquisição em e-book na plataforma virtual da editora, tem organização do professor Reiner Hildebrandt-Stramann e colaboração dos professores Marli Hatje, Luciana Erina Palma e Amauri Bassoli de Oliveira.

O livro é uma coletânea de textos, advindos do projeto de assessoramento curricular conduzido pelo Centro de Educação Física e Desportos da UFSM, pelo Instituto da Ciência do Esporte e da Pedagogia de Movimento da Universidade Técnica de Braunschweig (TU Braunschweig) e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Os artigos identificam a Didática como uma disciplina científica independente, considerando-se o âmbito da formação de futuros professores de Educação Física.

O professor Reiner Hildebrandt-Stramann tem 12 livros publicados acerca da temática, além de inúmeros artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, a maioria pela Editora Unijuí. Nos estudos, Reiner compartilha sua vasta experiência em pesquisas e projetos acadêmicos.

Na Alemanha, o professor cursou Mestrado e Doutorado em Ciência do Esporte. Por 20 anos, foi professor e diretor do Instituto de Ciência do Esporte e da Pedagogia do Movimento da TU Braunschweig. Foi, também, professor visitante em várias universidades brasileiras, como a UFSM, onde lecionou entre os anos de 1983 e 1986. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebeu o título de professor honorífico, em 2012.

Por Daiana Dal Ros, assessora de Comunicação da Editora Unijuí