Integrando a programação da Expofest Ijuí, aconteceu na tarde desta segunda-feira, 10 de outubro, a abertura da Semana do Agronegócio Caminhos Rurais, organizada pela Unijuí por meio da coordenação do professor doutor Emerson Pereira. A Expofest terá sequência até o dia 16 de outubro e, em todos os dias, a Universidade contará com atividades em sua Casa e no espaço destinado aos Caminhos Rurais.
Durante a abertura, realizada na Casa do Produtor, o prefeito Andrei Cossetin falou da importância do agronegócio e da consciência que o Poder Executivo tem de que, quando a área vai bem, a cidade também vai bem. “Esse é o efeito multiplicador que o agronegócio exerce sobre a nossa economia. Começamos hoje essa série de discussões na Semana do Agronegócio e nessa Expofest queremos deixar clara a contribuição do poder público para que o agro se desenvolva em Ijuí”, disse.
Coordenador do Agronegócio, o professor Emerson Pereira reforçou que, por mais que esteja à frente da programação, conta com ajuda de diversas pessoas para que o evento seja um sucesso. “É incrível como temos pessoas, profissionais de alto gabarito na nossa região, que nos ajudam a realizarmos coisas diferentes. Talvez essa semana não seja como cada um de vocês imaginou, mas estamos abertos para fazer, no próximo ano, um evento ainda melhor”, afirmou.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Karlinski parabenizou a organização e falou sobre a importância do tema a ser discutido durante a tarde, “Irrigação e ferramentas nas propriedades rurais”. “Uma coisa é certa: precisamos pensar em como ter água. Temos algumas propostas, em razão da estiagem, como a reservação de água, que podemos vir a discutir. Temo que a gente volte a se preocupar com esse tema somente na próxima seca”, apontou.
O debate da tarde ficou por conta de Tales Pezzini e de César Fensterseifert.