Na terça-feira, 4 de outubro, cinco municípios e mais uma escola de Ijuí tiveram a aplicação de provas do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same), criado para traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental, nas áreas de matemática e língua portuguesa, durante o período de pandemia, nos anos de 2020 e 2021. Esperança do Sul, Bozano, Entre-Ijuís, Coronel Barros e Nova Ramada realizaram a avaliação diagnóstica, além do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, em Ijuí. Ao todo, 1.200 alunos participaram do processo, estando matriculados do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.
A Unijuí, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, foi escolhida para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação dos municípios, onde os secretários municipais de Educação decidiram entender o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.
“Este é o segundo ano que aplicamos a avaliação. Inclusive, temos alguns municípios que já participaram do processo em 2021 e que voltaram a realizar a prova neste ano, o que vai nos permitir dar alguns indicativos aos professores do trabalho realizado pós-pandemia e das necessidades para 2023”, explicou a reitora, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que o objetivo da avaliação é obter indicadores de aprendizagem dos alunos, que permitam aos professores organizar um planejamento mais assertivo, considerando as disciplinas que estão sendo avaliadas: português e matemática.
“Fazer um planejamento municipal exige conhecer a realidade cognitiva dos estudantes a partir do currículo estabelecido. O Same possibilita que o professor compreenda o que o aluno aprendeu e não aprendeu, e a partir disso possa organizar o seu planejamento para o próximo ano. Os professores e as escolas terão um instrumento mais potente para organizar efetivamente o planejamento escolar nestas duas disciplinas. Além disso, para nós, da Universidade, que formamos professores de Letras e de Matemática, o Same é uma ferramenta importante para discutir e ensinar novos professores a serem professores da Educação Básica”, reforçou a reitora.
A avaliação nos municípios
Esperança do Sul foi um dos municípios que sentiu a necessidade de ter um diagnóstico mais preciso sobre a aprendizagem dos alunos da rede municipal. De acordo com a secretária de Educação, Danieli Bonacina, realizaram a prova 114 alunos, do 6º ao 9º Ano. “O grupo de professores está na expectativa pelos resultados, para que possam organizar seus planejamentos e propiciar aprendizagens ainda mais significativas aos estudantes. A ideia é traçar metas para o próximo ano, que vão ao encontro de um planejamento mais seguro e preciso para recuperar as aprendizagens que não foram adquiridas durante o período pandêmico”, destacou a secretária.
A preocupação com a aprendizagem e as habilidades não consolidadas durante a pandemia motivaram a realização da avaliação no município de Entre-Ijuís, segundo a secretária de Educação, Jucli Rejane Maria de Deus. “A partir desta avaliação conseguiremos dados para organizar um planejamento para o próximo ano, com foco nas maiores dificuldades apresentadas na avaliação. Queremos fornecer aos professores informações para que possam ampliar seus conhecimentos e formas de trabalho”, disse, destacando que 387 alunos realizaram a prova.
O município de Bozano realiza a avaliação pela segunda vez, com o intuito de melhorar o ensino ofertado na rede municipal. As provas foram aplicadas a 58 estudantes, do 2º ao 5º Ano. “Diagnosticando as dificuldades de cada aluno, vamos poder planejar as futuras ações da Secretaria Municipal e das escolas”, destacou a secretária de Educação do município, Mônica Ceccato Tonel, lembrando que os resultados são aguardados com muita expectativa pelos professores. “Essas informações vão balizar todo o planejamento de 2023 e poderão ser comparadas ao resultado da primeira aplicação da avaliação diagnóstica de 2021”, frisou.
Outro município que também está realizando a avaliação novamente é Nova Ramada. De acordo com o secretário de Educação Volnir Rubert, a sequência deste trabalho dará um norte dos pontos que devem ser trabalhados com mais ênfase. “Todos os estudantes da Escola Dom Pedro I, do 2º ao 9º Ano, realizaram a prova. Aguardamos os resultados com ansiedade porque, a partir deles, definiremos as ações que serão tomadas para melhorar o ensino”, afirmou.
Coronel Barros também renovou a parceria com a Unijuí. O município, que já havia realizado a avaliação em 2021, aplicou a prova para 224 alunos neste ano. A ideia é avaliar os limites, fissuras e avanços no processo de ensino-aprendizagem na rede municipal. “Entendemos que o Same é um instrumento que pode auxiliar no diagnóstico e também no acompanhamento dos alunos, colaborando com os professores na reconstrução de seus planejamentos e na orientação, ou reorientação, do processo pedagógico e de ensino-aprendizagem. Agradecemos a parceria com a Unijuí e reafirmamos nosso compromisso pela busca de uma educação de qualidade”, afirmou o secretário de Educação, Odilar de Vargas. Neste ano, a rede municipal de Coronel Barros teve significativo aumento nas médias do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), recebendo as notas 6.3 nos Anos Iniciais e 6.1 nos Anos Finais. Em 2019, as médias ficaram, respectivamente, em 6.1 e 5.5. Esse aumento se deve, segundo o secretário, também ao Same e às informações que auxiliam os professores no processo de melhoria do ensino.
De acordo com a vice-diretora Maristela Heck, a EFA recebeu a proposta do SAME como uma oportunidade para refletir até que ponto os estudantes se apropriaram e compreenderam os objetos do conhecimento desenvolvidos até o momento. “Após um longo período de aulas online, por conta da pandemia, é importante ter um olhar externo, que contribua para que possamos avaliar o plano de trabalho do professor. Além disso, os resultados possibilitarão perceber o nível da aprendizagem de cada turma”, comentou, destacando que espera por resultados positivos, mostrando que os estudantes atingiram a média escolar. “Em caso de negativa, com certeza reavaliaremos nossas metodologias e o plano de trabalho para que os alunos possam avançar cognitivamente”.
Sequência
Conforme explica a reitora, professora Cátia Maria Nehring, findada a aplicação das provas, inicia-se a correção e análise das mesmas. Esse processo ocorrerá até dezembro, quando acontecerá a primeira devolutiva aos secretários, por meio de uma plataforma interativa, que apresenta os resultados das questões por competências, considerando a rede, a escola, a turma e até o aluno. “Esta plataforma é disponibilizada a todos os professores da rede a partir de sua atuação. Entre janeiro e fevereiro de 2023, entregaremos a cada secretaria um relatório analítico e uma formação aos professores, para que possam organizar o planejamento do ano, considerando as dificuldades apresentadas e o currículo da escola”, finalizou a reitora.