Participantes do Desafio Feicap apresentam soluções para o futuro dos negócios locais  - Unijuí

Na manhã deste domingo, dia 9 de outubro, ocorreu o encerramento do Desafio Feicap 2022. O hackathon foi promovido pela 16ª Feira de Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária (Feicap) e Exohub Mind7, com patrocínio da Unijuí e apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec). Desde a noite de sexta-feira, dia 7, os participantes envolveram-se no planejamento e desenvolvimento de soluções para o “Futuro dos Negócios Locais”, temática que norteou o evento.

A programação do dia iniciou com a apresentação das ideias dos grupos, que puderam escolher entre três desafios definidos pela organização do evento: entrega de produtos; alavancagem de valor da marca; e digitalização do negócio - marketplace. Após as apresentações, a banca de jurados reuniu-se para escolher os vencedores do Desafio Feicap 2022. Criatividade, originalidade e aplicabilidade da solução foram alguns dos critérios utilizados para avaliação.

A equipe classificada em primeiro lugar foi a “Decoy”, que idealizou a criação de um aplicativo que funcionaria como uma espécie de “banco de influenciadores”, por meio do qual influencers da região poderiam se cadastrar e adicionar seus serviços e valores. A ferramenta seria dividida em três categorias: micro influenciador, influenciador intermediário e super influenciador. Os empreendedores poderiam acessar o aplicativo e buscar e escolher o que precisam. Já em segundo lugar ficou o grupo “Mintrega”, que propôs a criação de um software para otimizar os roteiros de entrega. Além da premiação em dinheiro, as equipes também receberão apoio da Criatec para transformar suas ideias em negócios.

O presidente da Feicap, Antônio Granich, um dos jurados do desafio, destacou que o hackathon constituiu-se como uma grande oportunidade, sendo uma ferramenta que pode ser utilizada mais vezes, visando melhorias para a comunidade. “É muito importante olhar para problemas reais, buscar soluções para ajudar e que outras pessoas também possam participar das discussões para ampliarmos os horizontes de ideias. Nesse sentido, as portas ficam abertas”, afirmou.

Além do presidente da Feira, entre os presentes no encerramento do desafio estiveram o vice-reitor de Administração da Unijuí, Dieter Siedenberg; o vice-prefeito de Três Passos e vice-presidente da Feicap, Rodrigo Glinke; e o secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, Carton Cardoso. O evento foi realizado no formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal da Unijuí no YouTube.