Unijuí recebe comitiva leta com atividades e evento especial - Unijuí

Unijuí recebe comitiva leta com atividades e evento especial

Na tarde desta quinta-feira, 6 de outubro, a Unijuí recebeu a visita da deputada Dace Melbãrde, vice-presidente da Comissão de Cultura e vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais do Parlamento Europeu. Ela esteve acompanhada de Rüta Muktupãvela, membro do Conselho de Ciências, chefe do Conselho Nacional de Cultura e representante da Letônia no Comitê Intergovernamental para a Proteção da Unesco; e de Valdis Muktupâvels, que é músico e canto oficial do Parlamento Europeu.

A recepção aconteceu no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), onde a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, realizou uma apresentação da Universidade. “Somos uma universidade comunitária regional, que tem suas origens na década de 1950, com a criação de uma faculdade. Hoje, com 65 anos de história, a Universidade está organizada a partir da oferta de cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogos, de formação continuada, especialização, mestrado e doutorado”, reforçou a reitora.

Rüta Muktupãvela fez uma breve apresentação sobre a Letônia e as relações de investimento e planejamento em educação realizadas no país europeu e que se aproximam das ações realizadas pela Unijuí no Brasil.

Após, o grupo realizou uma visita guiada ao Madp, onde conheceram mais sobre o movimento de colonização do município de Ijuí pelos imigrantes. Também visitaram o Espaço + Inovação, onde o grupo de bolsistas de Ciência da Computação e Engenharia de Software preparou uma experiência para a comitiva com o robô NAO e também com os óculos de realidade aumentada.

À noite, o Centro de Eventos da Universidade sediou a Palestra Show Internacional, que contou com as apresentações do Coral Unijuí, Grupo Folclórico da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha, Grupo Saulete do Centro Cultural Leto e, ainda, da própria comitiva.

O vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, deu as boas-vindas ao público e destacou que, nos mais de 60 anos de história da Unijuí, diversas personalidades foram recebidas – a exemplo da comitiva leta. “Hoje, vivenciamos mais este momento marcante. Temos a oportunidade de ouvir a deputada Dace Melbãrde e de construirmos novos acordos e parcerias entre Ijuí e a União Europeia. Muitos podem não ter percebido, mas hoje plantamos uma semente que vai render frutos ali na frente, e que vai na contramão das atrocidades que estão sendo cometidas no mundo em nome do nacionalismo. Estamos falando da união de diferenças em prol de algo maior”, destacou.

Dace falou das experiências que teve na cidade, no Madp e no Espaço + Inovação da Unijuí. Resgatou a história da Letônia e falou da alegria em ver o país estabelecendo relações diplomáticas com o Brasil. A deputada falou com preocupação da guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta diretamente a Letônia e diversos países do mundo, e destacou que se trata de uma luta entre a autocracia e a democracia. “É muito importante termos uma relação pacífica entre as nações. Uma relação que se inicia com o respeito. É a diversidade que nos traz riquezas”, afirmou, destacando que a cultura de Ijuí tem grande valor e que é um campo fértil para outras partes do mundo.

O show artístico-cultural da comitiva aconteceu na sequência, fechando com a entrega de certificados de agradecimento pela Unijuí aos convidados.