O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 13 de setembro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Realizado anualmente, o exame é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação a competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso.
Na Unijuí, estudantes de sete cursos de bacharelado e licenciatura realizaram a prova e obtiveram bons resultados. As notas do Enade são representadas por conceitos que vão do 1, resultado mais baixo, até o 5, nota máxima.
Com conceito 4 ficaram, no campus Ijuí, os cursos de bacharelado em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Design, Letras Inglês e Matemática; e o curso de licenciatura em Educação Física. No campus Santa Rosa, obteve o conceito 4 o curso de Pedagogia. O conceito 3 foi atribuído aos cursos de bacharelado em Educação Física, campi Ijuí e Santa Rosa, e Pedagogia, do campus Ijuí.
Conforme explica a reitora, professora Cátia Maria Nehring, o Enade não foi realizado em 2020 por conta da pandemia de covid-19. A edição de 2021, portanto, acaba por avaliar o desempenho dos estudantes durante dois anos pandêmicos, e os conceitos obtidos mostram que os acadêmicos da Unijuí se mantiveram envolvidos e com bom rendimento, mesmo com aulas remotas.
“A partir desta nota do Enade, nós temos o IDD, um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida de aproximação das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado. E nós tivemos excelentes resultados. Os cursos de Ciências Biológicas, Design, Matemática e Pedagogia - campus Santa Rosa obtiveram conceito 5 de IDD. Somente três cursos receberam conceito 3 e os demais conceito 4. Os estudantes mostraram um envolvimento muito bom e o êxito no seu processo formativo”, reforça a reitora.
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), mencionado pela reitora, é apenas um dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que utiliza os resultados do Enade como insumo. Também há o Conceito Preliminar de Curso (CPC), cujo resultado é bastante aguardado e deve ser divulgado no mês de dezembro, e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).