Programa apoiado pela Unijuí incentiva a reinserção de detentos na sociedade através do empreendedorismo - Unijuí

Incentivar o empreendedorismo e a inovação é o objetivo do Programa Decola, promovido pela Associação Comercial e Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (Acisap), com apoio da Unijuí. A iniciativa surgiu em 2018, sendo destinada, inicialmente, a estudantes do 2º ano do Ensino Médio do município. Neste ano, contudo, o projeto foi ampliado: passou a ser desenvolvido, também, com alunos do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Presídio de Santa Rosa (Neeja Prisional).

Na última sexta-feira, dia 2 de setembro, aconteceu o encerramento das aulas do Decola no sistema prisional. A ideia de levar o projeto para o local nasceu de um convite da direção do Neeja Prisional. “Vimos no projeto a possibilidade de desenvolver a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. A missão da escola no ambiente prisional é tentar desafiar, fazer com que novas escolhas sejam feitas e novos horizontes vislumbrados”, destacou a diretora do Neeja Prisional, Sandra Chitolina.

Assim como em escolas de ensino regular, dentro do sistema prisional o programa foi dividido em oito módulos, que abordaram temáticas como sonhos e objetivos, criatividade e inovação, oportunidades e planejamento. “O foco é a solução de problemas utilizando a criatividade. Os módulos são ministrados por voluntários de diversas áreas, o que enriquece ainda mais o programa”, ressaltou uma das coordenadoras desta edição do Decola, Patrícia Schorr.

No Neeja Prisional, foram realizadas aulas com duas turmas, separadamente: uma contou com 15 alunos do sexo masculino e a outra teve 10 estudantes do sexo feminino. “As ideias de trabalho deles foram uma cooperativa para encaminhar ex-detentos ao mercado de trabalho e oferecer capacitações, um aplicativo para mostrar os valores que entidades recebem de doações e o que fazem com eles e um salão de beleza com vários serviços”, relatou Patrícia.

Os voluntários da Acisap desenvolvem com os participantes conceitos, metodologias, ferramentas e modelos atualizados, para o ensino e aprendizagem da inovação e do empreendedorismo. “É uma oportunidade diferenciada tanto para nós quanto para eles, porque nós aprendemos com eles também. Em cada escola que passamos com o Decola nós aprendemos”, afirmou o voluntário do programa, Rodrigo Dogonski.

Em abril, ocorreu o encerramento da quarta edição do Decola com as escolas de ensino regular de Santa Rosa. Já na próxima semana, será realizado o encerramento com os voluntários e a entrega dos certificados de participação aos mesmos. Após a conclusão das atividades, inicia o planejamento para o próximo ano e, segundo Patrícia, a ideia é dar continuidade ao programa também dentro do sistema prisional. “Aceitamos o desafio e tivemos um feedback bastante positivo, tanto dos alunos quanto dos voluntários, então tudo indica que teremos sequência nos próximos anos”, completou.

Segundo a professora Taciana Enderle, coordenadora do campus Santa Rosa da Unijuí, o Decola, desde sua implementação, vem recebendo excelentes relatos sobre a aplicação das metodologias. “Isso nos motivo ainda mais, enquanto Universidade, a querer desenvolver novas lideranças e empreendedores, gerando oportunidades de contribuir para uma sociedade melhor por meio da educação e do conhecimento”, salientou Taciana.