Gratuito, online e com mais 700 vagas para empreendedoras, o Projeto Empreenda+, realizado sob coordenação da Criatec da Unijuí, tem por objetivo dar às mulheres ferramentas para o empreendedorismo, através da elaboração e desenvolvimento de planos de negócios, finanças, inovação, marketing e e-commerce. Sua meta é qualificar 1.400 mulheres, com apoio da Secretaria da Igualdade Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul.
Segundo a coordenadora, Maria Odete Palharini, o projeto busca dar condições para que mulheres sejam protagonistas no mercado de trabalho. “Além do desenvolvimento de ideias, projetos e empreendimentos sociais, tradicionais e culturais, o Empreenda+ visa uma maior participação feminina nos processos de geração de trabalho e renda”, salienta.
Visando preparar as mulheres, o Projeto Empreenda+ aborda psicologia aplicada ao empreendedorismo, oportunidades, mercado, vendas, identidade visual, gestão de pessoas, gestão financeira e plano de ação. “Os encontros têm duração máxima de 2h30, totalizando 60 horas-aula, além de horas de mentoria individual para quem frequentar 75% das atividades de qualificação”, afirma.
Recentemente, 11 turmas se qualificaram e estão na etapa de mentorias individuais, na qual as participantes elaboram um plano de ação com atividades de curto, médio e longo prazo para o seu negócio. “Nesta etapa elas são orientadas por um mentor, que é especializado na área de interesse da aluna”, finaliza.
Neste segundo semestre serão ofertadas turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, sendo que as mulheres podem escolher o melhor horário, conforme sua disponibilidade para participar. As inscrições serão abertas nas próximas semanas.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí