Histórias que inspiram: Salão do Conhecimento oportuniza primeiro contato com o mundo acadêmico - Unijuí

Entre os dias 24 e 28 de outubro, a Unijuí irá promover mais uma edição do Salão do Conhecimento. O evento busca divulgar a produção em pesquisa e extensão da Universidade e demais instituições participantes, permitindo a socialização e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e possibilitando aos autores - pesquisadores, extensionistas, estudantes da Graduação e Pós-Graduação - um espaço de diálogo e troca de saberes e experiências entre si e com a comunidade externa.

Pensando nessas oportunidades, o doutorando em Educação nas Ciências, Gian Ruschel, participa do Salão do Conhecimento sempre que possível. Nesse ano, ele inscreveu, juntamente com outros colegas, um trabalho que relata a produção do podcast do PPGEC. Porém, essa não é a sua primeira participação no evento. Além do Doutorado, ele cursou o Mestrado na Unijuí, no mesmo Programa. “Quando estive na condição de egresso do Mestrado, mesmo sem vínculo direto, participei do Salão”, relata.

Gian também é professor de História e Filosofia em escolas da Educação Básica. Em 2019, ele trouxe seus alunos do terceiro ano do Ensino Médio para participarem, como autores, do Seminário de Iniciação Científica, um dos eventos que integra o Salão. “Para eles representou muito participar e presenciar o mundo acadêmico pela primeira vez”, destaca. O doutorando afirma que o Salão tem um papel importante tanto para a formação acadêmica, quanto para a divulgação do que se pesquisa. “Eu vejo como uma forma muito interessante de socializar os estudos que são realizados na Universidade”, salienta.

Nesta edição, o trabalho inscrito por Gian foi intitulado “Com Ciência: podcast como diálogo entre a ciência e o mundo” e também tem como autores as doutorandas Luana Henrichsen, Franciele dos Anjos Strohhecker e Anelise Rodrigues, e a mestranda Elisa Friedrich. “O trabalho comunica a proposta do nosso podcast, o Com Ciência, bem como a parceria que temos com a Rádio Unijuí FM, de divulgação científica acerca dos temas pesquisados na área da Educação”, explica.

Conheça outras histórias como essa no Salão do Conhecimento 2022. As inscrições para participação, sem submissão de trabalhos, podem ser feitas até o dia 26 de outubro, pelo site unijui.edu.br/eventos. Para mais informações, entre em contato pelos telefones 55 3332 0323 e 55 3332 0346 ou pelo e-mail salao@unijui.edu.br

Para Gian, o Salão do Conhecimento é uma experiência importante para primeiros pesquisadores, na medida em que eles “ensaiam” sua participação no mundo acadêmico.