Análise do solo da área atrás do Hospital Veterinário é realizada - Unijuí

Análise do solo da área atrás do Hospital Veterinário é realizada

Nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, aconteceu mais uma etapa da recuperação da área atrás do Hospital Veterinário da Unijuí. Foi realizada a coleta de amostras do solo para posterior análise, pela empresa parceira AgroPrecision - Agricultura Inteligente. A restauração do local está sendo promovida pelo Núcleo Patrimonial da Universidade, com apoio do Programa de Melhoramento Genético - Linha Grãos.

O coordenador do Núcleo Patrimonial, Felipe Renah Schmidt, destacou que a análise é importante para determinar a quantidade de nutrientes disponíveis no solo. “Iremos utilizar essa área que fica atrás do Hospital Veterinário para cultivar diversos experimentos, só que ela está bastante degradada. Então, como são necessários fertilizantes, adubo e outros produtos para melhorar a qualidade dessa terra, precisamos fazer essa análise”, ressaltou Felipe.

Em um primeiro momento, a AgroPrecision realizou o mapeamento da área, que possui 2,5 hectares. Logo após, foram retiradas as amostras do solo. “A empresa vai fazer agricultura de precisão, ou seja, mapear toda área dizendo, por exemplo, quais componentes têm em abundância e em deficiência em cada ponto, para podermos fazer o manejo correto para que toda a área fique com o mesmo padrão de qualidade”, relatou Felipe.

O coordenador da Linha Grãos do Programa de Melhoramento Genético, professor Ivan Carvalho, explicou que a ideia é desenvolver uma área didática tecnológica de plantas de lavouras. Para isso, o primeiro passo é a recuperação do solo, da cobertura vegetal e da fertilidade, que está em andamento. “Isso acontece de forma mais sustentável utilizando plantas indicativas, como girassol, tremoço, nabo forrageiro e uma série de outras espécies que trazem essa melhoria do sistema. Em contrapartida, disponibilizamos para o aluno um ambiente mais agradável e didático do ponto de vista agropecuário, que vai potencializar seu aprendizado”, salientou Ivan.