Madp e Aipan realizam troca de experiências e práticas sobre o crochê - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e a Associação Ijuiense de Proteção ao Meio Ambiente Natural (Aipan), por meio do Ponto de Cultura, promoveram no último sábado, 20 de agosto, o encontro “Tecendo com as mãos: a prática do crochê”, junto à Sala de Pesquisa. 

Ligada à Exposição Temporária “Feito à mão: representações do acervo têxtil do Madp”, a atividade marcou o 4º Dia Estadual do Patrimônio e reuniu convidados para um bate-papo sobre o ofício do crochê.

“Neste ano, para marcar a data, fomos desafiados a enfatizar patrimônios não tão reconhecidos, que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia, a exemplo do crochê. No ano passado conseguimos idealizar um projeto que há muito tempo vinha sendo pensado, que foi o das benzedeiras. Um grupo igualmente esquecido e negligenciado”, explicou a educadora do Madp, Belair Stefanello. 

O evento buscou interligar atividades de nível estadual para fortalecer, reconhecer e valorizar as referências culturais regionais, a fim de refletir sobre os direitos e deveres com relação ao patrimônio cultural. “Não podemos deixar que o tricô, o crochê, o bordado se percam. São culturas passadas de geração para geração. Em parceria com o Museu, queremos fazer esse resgate e abandonar a ideia de que os trabalhos manuais são realizados apenas por mulheres, por pessoas mais velhas”, explicou a associada da Aipan, Vera Lúcia Silva.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.