Enem: por que realizar o exame é tão importante? - Unijuí

Enem: por que realizar o exame é tão importante?

Inscrito para o Enem 2023, mas ainda não sabe se vai realizar a prova? Vamos te dar bons motivos para não só comparecer ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 13 e 20 de novembro, como também se preparar para as provas.

O Enem não só possibilita o ingresso em universidades públicas e institutos federais, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em universidades privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), como também permite que o estudante se candidate para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal. O Enem ainda é aceito em diversas universidades portuguesas e serve como um método de avaliação do Ensino Médio, contribuindo para o desenvolvimento dos Indicadores Educacionais.

“A Unijuí, como instituição comunitária e filantrópica, participa do ProUni e oferece bolsas de estudos em diversos cursos de graduação, nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Após o resultado do Exame, os alunos do Ensino Médio devem ficar atentos às datas para inscrição, no site do Prouni. As bolsas são distribuídas conforme as notas dos participantes. Além disso, a Unijuí também participa do Fies, que exige, para inscrição, a participação no Enem”, explicou o técnico-administrativo do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil, Eder Ocimar Schuinsekel.

Outro ponto destacado por Eder é que uma das formas de ingresso pelos Vestibulares de Verão, Inverno e EaD da Unijuí é o aproveitamento da nota de redação do Enem, desde que realizado entre os anos de 2010 e 2021. “Com certeza, o Enem é uma prova muito importante e é a principal porta de entrada para as universidades. Então a mensagem que deixo para os alunos é de que se preparem, utilizem as informações da página do exame, consultem o edital, a matriz de referência, acessem as provas anteriores para conhecer a estrutura e as questões e, principalmente, estejam preparados para enfrentar um exame diferente dos que estão acostumados na escola. É importante lembrar que o candidato, ao realizar a prova e obter bons resultados, poderá se inscrever nos processos seletivos das universidades sem sair casa, tendo muito mais oportunidades que antigamente”, frisou Eder.

Para saber mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, basta acessar o endereço enem.inep.gov.br.