Professores abordam metaverso em formação e adiantam o que está por vir com a nova tecnologia - Unijuí

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 25 de julho, a segunda Formação Geral aos professores da Unijuí deste ano. O evento foi dividido em dois momentos, sendo o primeiro realizado pela manhã, no Salão de Atos, abordando o tema “O metaverso no cotidiano: o que está por vir?”; e o segundo à tarde, no Centro de Eventos da Universidade, com a temática  “Graduação Mais: planejamento para o segundo semestre”. A formação foi promovida pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e a Vice-Reitoria de Graduação da Universidade.

Na primeira etapa da formação, os professores doutores Sandro Sawicki e Edson Luis Padoin abordaram “O metaverso no cotidiano: o que está por vir?”. Na oportunidade, os docentes esclareceram o termo e exemplificaram os movimentos que já estão ocorrendo no metaverso e as ações que a Unijuí está desenvolvendo.

Segundo o professor Sandro Sawicki, o metaverso é uma nova camada da realidade, que integra o mundo virtual e o mundo real. “É o mundo real recriado no mundo virtual. Por exemplo, essa fala aqui poderia ser realizada no metaverso, mas, para isso, seria necessário recriar o Salão de Atos da mesma forma no ambiente virtual. Vocês iriam entrar no auditório, por meio de um avatar, poderiam sentar no local desejado e fazer a interação com os colegas e o apresentador”, afirmou.

Esse é um exemplo de imersão no metaverso, porém, ela só é possível com um equipamento adequado, ou seja, um óculos de realidade virtual. “Mas é possível também participar do metaverso de uma forma trivial, com mouse, teclado, tela e computador. Dessa forma não se tem a imersão”, contou.

O professor Padoin relacionou a vida dentro do metaverso com a produção de dados que as pessoas farão no ambiente virtual, sendo este um dos motivos para que o valor investido no metaverso seja imenso. “Dentro do metaverso, cada vez mais as pessoas vão gerar informações e não há como desvincular as duas coisas”.

Sawicki afirma ainda que, a partir destes dados recebidos, a ideia é, cada vez mais, transformar as ações do nosso cotidiano em realizações que podem ser feitas no metaverso. “No ambiente, as pessoas vão ter aulas, realizar compras, vendas e vão interagir com outras pessoas. Muitos vão lembrar que pensávamos que a internet não iria tomar tal proporção e hoje não vivemos sem ela. Talvez muitos de vocês estão pensando isso agora sobre o metaverso”, comentou.

Na sequência, Padoin junto com alguns bolsistas, trouxeram demonstrações de como funciona o metaverso. Na oportunidade, foi possível mostrar aos outros docentes da Unijuí como é estar no metaverso e interagir com outro bolsista que não estava presente no Salão de Atos.

À tarde, no Centro de Eventos da Unijuí, os professores Ester Hauser, Isabel Battisti e Luciano Zamberlan conduziram a formação sobre “Graduação Mais: planejamento para o segundo semestre”.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí