Cinco trabalhos da Unijuí serão apresentados na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Unijuí

A Unijuí estará presente na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre os dias 24 e 30 de julho, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). A Unijuí indicou e subsidiou oito trabalhos destaques da Iniciação Científica, sendo que, destes, cinco foram aprovados para serem apresentados sob a forma de vídeo-pôster na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC).

A reunião acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da UnB - Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina. O evento contará com uma Programação Científica composta por conferências, painéis, webminicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também serão realizadas outras atividades, como a SBPC Cultural e a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência.

A Sessão de Pôsteres será realizada de forma virtual e os trabalhos serão apresentados no formato de vídeo-pôsteres, pelo canal da SBPC no YouTube. Dos 221 trabalhos que serão apresentados, 86 foram encaminhados por estudantes (ensino básico, profissionalizante, graduação ou pós-graduação), professores (ensino superior, básico ou profissionalizante), pesquisadores e profissionais, que irão apresentar os resultados de pesquisas científicas ou descrição de atividades ligadas ao ensino-aprendizagem. Os demais, 135 trabalhos, estão programados para a Jornada Nacional de Iniciação Científica  e  foram selecionados por 18 instituições participantes. Entre eles estão os cinco trabalhos indicados pela Unijuí, uma das duas instituições gaúchas que indicaram produções.

Abaixo, é possível conferir a lista dos trabalhos que foram selecionados:

- Estratégias identificadas pela equipe de saúde para transição do cuidado do paciente oncológico – Winter, V. D. B.; Rodrigues, C. D.; Flores, G. C.; Pluta, P.; Berghetti, L.; Kolankiewicz, A. C. B.

Acesse o trabalho - Acesso o vídeo-pôster

– Avaliação dos efeitos do jejum intermitente como estratégia terapêutica na melhora do quadro de diabetes mellitus Tipo 2 – Reis, W. R. Dos; Bilibio, B. L. E.; Heck, T. G.

Acesse o trabalho - Acesse o vídeo-pôster

– A eficiência agronômica e técnica do nitrogênio em aveia na produtividade de palha e grãos e de indústria – Tisott, J. V.; Babeski, C. M.; Matter, E. M.; Argenta, C. V.; Rosa, J. A. Da; Silva, J. A. G. Da

Acesse o trabalho - Acesse o vídeo-pôster

– Um ensaio sobre a cegueira: o conceito de biopolítica como canteiro arqueológico inacabado – Marchioro, C. Dos R.; Wermuth, M.  . D.

Acesse o trabalho - Acesse o vídeo-pôster

– Reflexões acerca do mal-estar docente: a sala de aula, a transmissão e a aprendizagem – Santos, E. Dos; Boufleuer, J. P.

Acesse o trabalho - Acesse o vídeo-pôster

As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. O encontro anual tem o objetivo de debater políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação e de difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.