Estudantes participam de desafio em disciplina de Formação Pessoal e Profissional de Empreendedorismo - Unijuí

Uma atividade diferenciada foi proposta aos estudantes da disciplina de Formação Pessoal e Profissional de Empreendedorismo, entre os meses de abril e julho, pela professora Fernanda Pasqualini. Os cerca de 40 acadêmicos, pertencentes a 15 cursos de graduação da Unijuí, participaram de um desafio nos moldes dos hackathons, a partir de uma iniciativa do curso de Administração, do qual a professora Fernanda é coordenadora, em parceria com a Criatec e a União das Etnias de Ijuí (Ueti).

“Ao invés de os estudantes trabalharem num final de semana, como acontece em um hackathon, nós utilizamos os nove encontros da aula para o desafio. O objetivo foi estimular a criatividade e a inovação dos estudantes por meio de atividades que auxiliassem no processo de desenvolvimento de ideias e negócios ligados aos campos da cultura, turismo e gastronomia, envolvendo o título que a cidade recebeu, Ijuí: Capital Nacional das Etnias”, explicou a professora Fernanda Pasqualini.

Participaram das aulas mentores da Criatec, bem como representantes da Ueti, a exemplo do vice-presidente da Comissão Internacional da Expofest, Adelar Baggio, e da Prefeitura Municipal de Ijuí, como a turismóloga Bianca Caneppele. A turma também pôde visitar a sede da Ueti e conferir toda a grandeza e potencial das etnias.

Como resultados da disciplina foram apresentadas algumas propostas, como a promoção da experiência gastronômica das etnias, durante todo o ano, por meio de aplicativos de comida; um hotel fazenda enfatizando a cultura gaúcha, com possibilidade para eventos, pernoite ou passar o dia; a criação de uma agência promotora de eventos capaz de unificar todas as atividades desenvolvidas; e a organização de um clube da cultura, onde os assinantes  poderiam receber em casa itens das etnias e da cidade, podendo levar Ijuí para o mundo.

Também foi proposta a promoção de uma feira cultural das etnias, onde todo mês uma ou mais etnias apresentariam, na Praça da República, um conjunto de pratos típicos, dança, contação de história e artesanato; a promoção do evento Chef por Um Dia na cozinha da Ueti, com oficinas de pratos típicos; a elaboração de uma  rota étnico-cultural italiana, com visita à Colônia Santo Antônio, chegada em uma casa típica italiana, almoço ou janta com dança; e o projeto de um restaurante polonês com culinária típica e dança.