Projetos da Unijuí são contemplados pelo Programa Empreender para Transformar - Unijuí

Projetos da Unijuí são contemplados pelo Programa Empreender para Transformar

Nesta segunda-feira, dia 11 de julho, a Sicredi das Culturas RS/MG deu início a uma série de entregas de recursos provenientes da ação Invista no Bem e do Programa Empreender para Transformar (PET). A Unijuí foi uma das instituições contempladas com recursos do PET, com dois projetos: um da Cia Cadagy e outro do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir.

Por meio do projeto desenvolvido pela Cia Cadagy, serão oferecidas 20 oficinas para crianças que residem nas proximidades do Parque da Pedreira e frequentam a Estação Cidadania, Cultura e Esporte. Através dos recursos do PET, serão adquiridos materiais para realização dessas atividades, que têm o intuito de levar a arte para a comunidade.

A segunda iniciativa contemplada, do CER III/Unir, oferece atendimento multidisciplinar a crianças com problemas cognitivos. Com o valor do projeto, serão obtidos jogos e brinquedos educativos que estimulam o desenvolvimento das crianças atendidas. “Esses projetos são importantes para que a Unijuí consiga chegar até a comunidade”, afirmou a assessora de Extensão e Cultura da Universidade, Sirlei Noemi Schneider, presente no evento da Sicredi.

O Programa Empreender para Transformar teve início em 2017 e, desde então, já contemplou mais de 700 projetos na região de atuação da Sicredi das Culturas RS/MG. Nesta edição, foram destinados mais de R$ 680 mil em recursos para 233 projetos, 50 deles em Ijuí. “Esta é uma ação, de tantas outras que o Sicredi desenvolve, que tem um poder muito grande de gerar desenvolvimento e apoiar as entidades”, afirmou o diretor de negócios da Sicredi, Cristiano Ourique.

Já a ação Invista no Bem foi instituída em fevereiro de 2022. Através dessa iniciativa, a cada novo aporte em investimento realizado na Sicredi, a instituição doa um percentual para uma entidade sem fins lucrativos, de escolha do próprio associado. Cerca de R$ 335 mil serão repassados pela cooperativa para as entidades indicadas. Até o final do ano, já está prevista a entrega de mais recursos.