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Obra publicada pela Editora Unijuí discute a educação para o trânsito nos diferentes contextos sociais

Ampliar a discussão acerca da educação para o trânsito, abrangendo, para além do espaço escolar, os centros de formação de condutores e a sociedade em geral: este é o intuito de “A educação para o trânsito nos diferentes contextos”, de Elmir Jorge Schneider, mais recente publicação da Editora Unijuí. A obra, que já está disponível na loja virtual da editora em versão impressa e em e-book, materializa as mais de três décadas de experiência do autor como policial rodoviário federal, expondo perspectivas sobre o papel da educação para o trânsito na segurança viária e no exercício da cidadania.

Elmir Schneider é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unijuí, especialista em Educação Transformadora pela PUCRS, mestre em Direitos Humanos e doutor em Educação nas Ciências pela Unijuí. O texto apresentado é resultado de pesquisas impulsionadas, de início, por sua tese de doutorado, intitulada “As contribuições da educação para a segurança no trânsito: um olhar na perspectiva humano-cidadã” e orientada pela professora doutora Helena Copetti Callai.

“Trabalhando na fiscalização, atendimento de acidentes e educação para o trânsito, percebi que, na maioria das vezes, os eventos de trânsito são ações que poderiam ter sido evitadas”, elucida Elmir. “A ideia é mostrar um pouco desta realidade e contribuir para que as pessoas, por meio da conscientização, possam refletir sobre suas atitudes em prol da consolidação de uma cultura de paz e segurança nas vias públicas”, relata o autor.

O livro está estruturado em três partes. O primeiro capítulo contextualiza a história do desenvolvimento rodoviário no Brasil, fazendo referência à legislação sob o ponto de vista pedagógico. Também alude à forma de organização do espaço público e da mobilidade urbana, incitando reflexões sobre a postura dos usuários no trânsito. Já o segundo capítulo versa sobre a educação para o trânsito nos diferentes contextos sociais, como a família, a escola e a formação de condutores junto aos CFCs.

O terceiro capítulo analisa a educação para o trânsito como possibilidade para a formação cidadã, considerando-se a moral, a ética e o respeito ao próximo, bem como seus impactos no dia a dia dos sujeitos que transitam pelo espaço viário. De acordo com Elmir, a intenção é que o leitor construa um novo olhar sobre a segurança no trânsito a partir das considerações presentes na obra.

Por Daiana Dal Ros - Comunicação/Editora Unijuí


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