Unijuí - campus Panambi encerra apresentações da Mostra de Projetos Integradores - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí - campus Panambi finalizou na noite desta terça-feira, 28 de junho, as apresentações da Mostra de Projetos Integradores. O evento acontece nos quatro campi da Universidade, em datas distintas, e busca socializar as soluções encontradas pelos acadêmicos para desafios reais, protocolados por empresas, associações ou mesmo membros da comunidade. Os PIs, como são chamados, são componentes da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí.

Ontem, estudantes de Engenharia da Produção e Engenharia Mecânica apresentaram o PI Projetos em Engenharia, que teve como proposta a criação de brinquedos sensoriais, a partir de demanda encaminhada pela Apae de Panambi. À frente do projeto esteve a professora Fernanda da Cunha Pereira. 

Na semana passada, no dia 21 de junho, foi a vez de estudantes de Administração e Ciências Contábeis compartilharem os resultados do PI Sociedade e Sustentabilidade dos Negócios, também desenvolvido nos campi de Santa Rosa e Ijuí. A cargo das professoras Luciana Moro e Sandra Albarello, o PI entregou aos alunos o desafio de pensar a instalação de um hub de inovação no município, a partir de demanda encaminhada pela coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini.

“Nós trabalhamos com seis linhas de estudo neste PI: educação empreendedora, parceiros estratégicos, atração de recursos humanos e empresas, políticas públicas, governança e métodos para sustentabilidade financeira. No final do semestre, os estudantes tiveram que unificar a proposta, para uma única apresentação”, explicou a professora Luciana, lembrando que para os campi de Ijuí e Santa Rosa os estudantes tiveram que pensar criação de centros de inovação, a partir de quatro linhas: modelo de governança, modelos de parcerias estratégicas, como atrair pessoas e talentos e como manter a sustentabilidade financeira deste centro. Em todos os campi, a proposta partiu da Criatec.

“Avaliamos os projetos produtivos e, como o próprio nome diz, inovadores. Inicialmente, os estudantes tiveram resistência quanto à temática, por se tratar de temas totalmente desconhecidos. Depois das apresentações, percebemos que eles estavam empolgados com o aprendizado adquirido”, afirmou, destacando que, para ela e para a professora Sandra, os PIs são enriquecedores para o conhecimento pessoal e profissional, pois tratam de temas inovadores que, certamente, estarão presentes na vida dos futuros profissionais.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.