Espaço + Inovação Unijuí firma parceria com a empresa Robomind e dá início a oficinas - Unijuí

O Espaço + Inovação Unijuí acaba de firmar uma parceria com a Robomind, uma empresa da área da educação, que utiliza recursos tecnológicos para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças na fase escolar. A empresa acredita que a robótica educacional é uma forma de estimular e potencializar as novas gerações, para que sejam construtoras de conhecimentos e desenvolvedoras de tecnologias pautadas no bem comum.

“O Espaço + Inovação Unijuí tem como um dos seus objetivos oportunizar aos estudantes da Educação Básica trilhas de aprendizagens ligadas à tecnologia e à inovação. A parceria firmada com a Robomind vai possibilitar qualificar ainda mais essas experiências, através de oficinas de robótica, utilizando o computador de bolso micro:bit”, explicou o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Cleyton Avi.

A partir da parceria firmada, a Unijuí recebeu 20 kits micro:bit para o desenvolvimento de oficinas de robótica com o tema “Criando meu próprio jogo”.

No dia 15 de junho, o Espaço + Inovação Unijuí e a empresa Robomind deram início às oficinas, realizando a primeira atividade com estudantes da EFA, do 3º, 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental, ministrada pelo professor Peterson. No dia 23 de junho, a oficina foi replicada para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, dentro das atividades dos itinerários formativos do novo Ensino Médio.

“A oficina de programação/robótica possibilita a experiência dos alunos com a programação. Em menos de uma hora e meia, eles criam seu próprio jogo e podem inclusive compartilhar com colegas e familiares. Destaco o potencial dessa oficina para ser desenvolvida com os diferentes públicos da Educação Básica, desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio, possibilitando explorar principalmente a Matemática”, finalizou o professor.