Obra da Editora Unijuí traz possibilidades para a abordagem da Educação Física no Ensino Médio - Unijuí

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A Coleção Educação Física e Ensino, da Editora Unijuí, ganha uma nova obra neste primeiro semestre de 2022. Trata-se do livro Educação Física no Ensino Médio Integrado: Especificidade, Currículo e Ensino, de autoria dos professores Ivan Carlos Bagnara e Juliano Daniel Boscatto, já disponível para aquisição na loja virtual e na livraria da Editora, localizada no campus Ijuí. O texto traz proposições de intervenções pedagógicas no campo escolar e em projetos socioeducativos, com foco no Ensino Médio.

A problemática curricular da Educação Física marca a trajetória acadêmica de ambos os autores. O professor Juliano passou a trabalhar com o tema em 2011, por meio de um projeto de pesquisa, quando se tornou docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em um momento posterior, Juliano aprofundou os estudos, a partir de sua tese de doutorado. Ao ingressar no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em 2017, o professor Ivan deparou-se com as mesmas inquietações. 

Os dois professores conheceram-se em um grupo de estudos acerca da especificidade da Educação Física no contexto educacional dos Institutos Federais de ensino, dirigido pelo professor Luciano de Almeida, ocasião em que iniciaram as tratativas sobre uma possível produção conjunta que discutisse a questão. “Eu já estava com a ideia de escrever um livro sobre a temática há certo tempo, mas ainda precisava de algumas delimitações e dimensionamentos. Então, expliquei minha ideia ao Juliano de maneira mais generalista e ele prontamente aceitou participar”, conta Ivan. 

“Este momento despertou a necessidade de escrever o livro, visto que os estudos que vínhamos realizando não 'cabiam' mais em periódicos científicos. Então, resolvemos enfrentar a problemática, buscando tensionar nossas práticas pedagógicas cotidianas com os elementos teórico-conceituais inerentes à especificidade do Ensino Médio Integrado”, relata Juliano. Ao longo de um ano, os autores realizaram encontros semanais, de forma virtual, em um trabalho de sistematização dos assuntos que seriam incorporados ao texto, resultando na obra ora publicada pela Editora Unijuí. 

O livro é formado por três capítulos independentes, que possuem, cada qual, seu objetivo geral. No primeiro capítulo a ideia é problematizar os aspectos legais e teórico-conceituais da Educação Física escolar, os quais podem contribuir para que se possa pensar acerca da sua especificidade no Ensino Médio Integrado. O segundo capítulo busca compreender os pressupostos que atravessam o currículo da Educação Física na perspectiva da educação profissional e tecnológica, com potencial para auxiliar na proposição curricular nesta modalidade educacional.

Por fim, no terceiro capítulo, os autores trazem os desdobramentos destas duas dimensões no contexto das aulas de Educação Física, principalmente no que diz respeito à estruturação das unidades didáticas, estratégias de ensino e avaliação na perspectiva da práxis educativa. Abordam, também, possibilidades de articulação com as áreas do conhecimento que compõem o campo acadêmico-científico da Educação Física e a integração entre os saberes dos distintos componentes curriculares.


Daiana Dal Ros/ Comunicação Editora Unijuí


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