Unijuí assina acordo de cooperação com a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do Estado - Unijuí

Na noite desta segunda-feira, 30 de maio, durante a aula magna do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança Pública e Direitos Humanos, a Unijuí e a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do Estado firmaram um acordo de cooperação para a colaboração e o intercâmbio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que conta com a oferta de cinco bolsas de estudos em cursos de graduação da Universidade, na modalidade Ensino a Distância (EaD), a pessoas que se encontram em cumprimento de pena privativa de liberdade.

O evento contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring; da vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e do curso de especialização, professor Maiquel  Ângelo Dezordi Wermuth; do coordenador do curso de graduação em Direito - campus Ijuí, professor Marcelo Loeblein dos Santos; do secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul, Mauro Luciano Hauschild; e da ouvidora Nacional da Mulher no Poder Judiciário, Tânia Reckziegel.

Conforme destacou a reitora, professora Cátia Maria Nehring, referindo-se a um documento apresentado pelas universidades comunitárias e universidades públicas na 3ª Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco, realizada em Barcelona, neste mês, as instituições defendem que a educação superior é um bem público, social, um direito universal e um dever dos estados. Princípios que se unem na convicção de que o acesso, o uso e a democratização do conhecimento figuram como bem social, coletivo e estratégico, essenciais para garantia dos direitos humanos básicos e imprescindíveis para a sociedade.

“Os países que mais avançaram e se desenvolveram economicamente e socialmente valorizam a educação superior de qualidade. Neste sentido, a assinatura deste acordo, na forma de oferta de bolsas de estudos em cursos de graduação, mediante convênio com a Secretaria Estadual de Justiça, materializa a inclusão e a parceria entre duas instituições que acreditam no poder da educação, especialmente para a ressocialização”, afirmou a professora.

Antes de iniciar a sua palestra, ao lado da ouvidora Tânia Reckziegel, o secretário estadual Mauro Luciano Hauschild falou sobre a importância de estar na Unijuí e de ter a Universidade como uma parceira em diversos projetos que a Secretaria está desenvolvendo. “Desde os programas de estágio, em que os estudantes dos mais diversos cursos podem acessar dentro dos sistemas penal e socioeducativo. O Estado precisa estar cada vez mais próximo do mundo acadêmico, porque é da universidade que sai o conhecimento que vai garantir o desenvolvimento econômico e social do País”, disse.

Como destacou o professor Maiquel Wermuth,  a especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos da Unijuí é fruto de um convênio da Universidade com a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeduativo do Estado, e resultado do projeto de pesquisa Procad/CAPES, intitulado “Rede de Cooperação Acadêmica e de Pesquisa: Eficiência, Efetividade e Economicidade nas Políticas de Segurança Pública com Utilização de Monitoração Eletrônica e Integração de Bancos de Dados”, coordenado por ele junto ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Direito.

“Nosso projeto Procad congrega duas instituições comunitárias, a Unijuí e a Unesc de Santa Catarina; uma instituição pública, a Universidade Federal do Pará; além de instituições de segurança pública, como a própria Secretaria Estadual de Justiça. Com isso, estabelecemos uma importante interlocução entre as regiões sul e norte do País no que refere à temática central do projeto. E para além da criação de linhas de pesquisa, da concessão de bolsas de estudos stricto sensu, o projeto visa capacitar os agentes que atuam nos órgãos de segurança, com a oferta desta especialização, por exemplo, e por meio de cursos de formação de lideranças - algo que, por meio da Unesc, iremos ofertar no segundo semestre”, explicou o professor.

Em sua fala, o professor Marcelo Loeblein dos Santos falou sobre a importância de cursos como o de pós-graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos para a qualificação dos profissionais, para que estejam preparados e tenham conhecimento para lidar com situações adversas no âmbito da segurança pública.

Após assinatura e fala das autoridades, o evento seguiu com as palestras. O evento foi realizado no Centro de Eventos da Universidade, com transmissão pelo canal do PPG em Direito da Unijuí.