Na manhã da última quinta-feira, 26 de maio, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí recebeu o certificado de Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) Nível 3. A Incubadora obteve o título após a realização de auditoria de todas as práticas implementadas, que confirmou os excelentes serviços prestados.
Na banca de certificação estavam presentes o representante da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Carlos Eduardo Negrão Bizzotto; o auditor da empresa que certificou a Incubadora, Evaristo Lima; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González; e a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva.
Participaram, ainda, os representantes do Sebrae a nível nacional, Krishna Faria, e a nível regional, Cássio Eduardo Fridriczewski. Além destes, estavam presentes o sócio-diretor da incubada AgexTec, Cesar Augusto Fensteiserfert; e o sócio-diretor da incubada Infinitum, Janiel Foletto.
O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que tem o intuito de melhorar os resultados das incubadoras dos mais diversos setores de atuação. Para isso, o Cerne determina práticas exemplares a serem adotadas em processos-chave, que estão associadas a níveis de maturidade de um a quatro, que representam um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.
O objetivo do Cerne é oferecer soluções, de forma a ampliar a capacidade das incubadoras em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores e promissores. Dessa forma, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí