Campus Ijuí recebeu mais de 4,6 mil alunos em três dias de Profissional do Futuro - Unijuí

Evento acontece também na próxima terça-feira, 31 de maio, no campus de Santa Rosa

O Profissional do Futuro voltou à presencialidade com tudo: durante três dias, mais de 4,6 mil alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de toda região, foram recebidos no campus da Unijuí em Ijuí. Eles participaram de uma extensa programação, que buscou aproximá-los do dia a dia de uma universidade e dos mais de 30 cursos de graduação ofertados pela Instituição. Na próxima terça-feira, 31 de maio, as atividades serão realizadas no campus Santa Rosa.

“Estudantes de toda a região vieram para o evento com vontade de saber mais sobre as profissões. Eles tiveram a oportunidade de participar de oficinas, de bate-papos, de atividades que com certeza vão auxiliar na escolha de um curso de graduação. Conversamos com todos os professores que os acompanharam e ficamos muito felizes com a receptividade que tivemos”, afirmou a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola, que destacou, ainda, o empenho dos professores e dos próprios acadêmicos para mostrar o que há de melhor na Universidade.

Diferente de anos anteriores, o Profissional do Futuro 2022 acontece no primeiro semestre, para que os estudantes tenham tempo de pesquisar e decidir qual profissão pretendem seguir. E para tornar esse processo mais fácil e divertido, a Universidade organizou uma extensa programação que contou com a mostra dos cursos de graduação e também com práticas laboratoriais. Ao chegar na Instituição, os alunos receberam um guia, com informações sobre todas as atividades que foram ofertadas. Ao longo do dia, eles podiam realizar até quatro oficinas, sendo que, em cada participação, ganhavam uma medalha, que dava direto, ao final do evento, a um brinde exclusivo da Unijuí.

“Nós temos a obrigação de colocar uma sementinha nestes jovens, da necessidade de continuar os estudos após a Educação Básica. Esses alunos vêm de um período bastante duro de pandemia. Hoje, quem está no 3º Ano do Ensino Médio, teve os dois primeiros anos de aulas online e muitos nem isso, em função da falta de estrutura. Poder proporcionar esse momento a eles, de conhecer o nosso campus, as possíveis profissões que podem seguir, é um orgulho”, afirmou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

A assessora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosane Menezes, enfatizou a satisfação de poder participar deste evento, que permite aos alunos se “enxergarem” numa profissão.

Em Santa Rosa, são esperados mais de 1,3 mil estudantes de toda a região. A programação acontece nos três turnos, sendo que as oficinas ocorrem das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30, no período da manhã; à tarde das 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h; e à noite das 19h às 20h e das 20h30 às 21h30.