Acessibilidade é um dos diferenciais do EaD da Unijuí - Unijuí

Acessibilidade é um dos diferenciais do EaD da Unijuí

Estudante do curso de Administração compartilha sua experiência

Thiarles e Joceane, durante avaliação presencial

Thiarles Juan Leite de Almeida é cego e cursa o terceiro semestre do curso de Administração, na modalidade de Educação à Distância (EaD) da Unijuí, polo Santa Rosa. O ingresso no Ensino Superior durante a pandemia do Covid-19, foi um dos principais motivos para a decisão em cursar uma graduação EaD.

A Universidade oferece à comunidade acadêmica, seja na Educação à Distância ou presencial, inúmeros serviços, programas, atendimentos e acompanhamentos, por meio do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade (SAA). As atividades incentivam, especialmente, o ingresso e permanência de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs).

O estudante, que é do município de Giruá, recebe acompanhamento personalizado com a agente educacional, Joceane Maria Fantinelli Severo. A colaboradora realiza atendimento pedagógico para estudantes com deficiência visual, física e dificuldades de aprendizagem. “O atendimento Thiarles acontece na maioria, online, presencial somente nas  avaliações. Auxilio ele quanto às questões didáticas/pedagógicas para que todo o material seja acessível  para que o leitor de tela utilizado por ele”, explica Joceane.

O estudante também complementa deixando sua experiência em relação à plataforma e ao atendimento realizado pelo SAA.“A plataforma é acessível e simples, muito fácil de navegar. Também, no dia em que realizei minha matrícula, a Joce já entrou em contato comigo. Depois desse dia, sempre que eu preciso de ajuda ou estou com dúvida sobre algo, mando uma mensagem pelo WhatsApp e então ela me auxilia”, destaca Thiarles

O acadêmico atualmente não possui uma ocupação profissional e compartilha suas expectativas quando concluir a graduação. “Pretendo assumir uma vaga que esteja relacionada à minha formação. Percebo no curso de Administração um adicional muito bom pro meu currículo e, além disso, de grande utilidade na minha vida pessoal. Também pretendo fazer outros cursos e assim, ampliar meus conhecimentos em outras áreas, como na língua inglesa, por exemplo”, finaliza Thiarles.