Versatilidade e sustentabilidade: conheça o Escritório Relações Universidade-Comunidade da Unijuí - Unijuí

O Escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agit trabalha na aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAME

Com objetivo de centralizar o atendimento e organizar as demandas da comunidade regional, o Escritório de Relações Universidade-Comunidade (ERU-C) da Unijuí é um núcleo vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e está localizado no campus Ijuí. A atuação do ERU-C ocorre por meio da prestação de serviços nas áreas em que a Unijuí desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As demandas da comunidade que chegam ao Escritório são atendidas por meio de consultorias, assessorias, desafios e projetos de pesquisa e de extensão elaborados por equipes comprometidas e compostas por profissionais de perfis específicos que complementam competências. Estas atividades, além da infraestrutura disponibilizada, têm permitido à comunidade em geral, órgãos públicos, instituições e empresas o acesso a soluções efetivas.

No caso das empresas, são opções competitivas que refletem diretamente no desempenho de seu negócio, apoiados no desenvolvimento de produtos, processos, serviços e atividades demandados pelos seus segmentos de mercado.

De acordo com a analista de projetos da Agit e responsável pelo Escritório, Graciele da Rosa Bertoldo, as empresas encaminham suas necessidades e, por meio da pesquisa, buscam-se formas de auxiliar no desenvolvimento de ações para atender a demanda. “Após recebermos uma demanda, elaboramos propostas, apresentamos e, se a empresa fechar a parceria, entregamos a solução”, explica.

Os serviços solicitados são os mais variados, “desde o reaproveitamento de resíduos de uma empresa até a criação de uma identidade visual para serviços clínicos e de saúde, por exemplo”. “São várias procuras e a gente faz de tudo para solucionar esses obstáculos de forma sustentável e versátil”, completa Graciele.

Para mais informações, entre em contato com o ERU-C pelo e-mail comunidade@unijui.edu.br ou pelo telefone 3332-0368.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí