Conheça a inclusão e a acessibilidade na Unijuí - Unijuí

Conheça a inclusão e a acessibilidade na Unijuí

Marta Estela Borgmann, responsável pelo Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional

O acesso ao Ensino Superior tem se tornado cada vez mais democrático, não somente no que se refere aos programas de bolsas e financiamentos. A melhoria da inclusão da Educação Básica faz com que, cada vez mais, jovens com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) ingressam no Ensino Superior. Para facilitar e melhorar a interação e permanência, especialmente dos estudantes, a Unijuí conta com o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI).

O SAAI possui atuação nos quatro campi da Universidade e desenvolve projetos que qualificam e ampliam cada vez mais as ações voltadas à inclusão e acessibilidade, não somente dos acadêmicos, mas também de professores e técnicos administrativos. Para os estudantes, do processo seletivo até a conclusão do Ensino Superior, e aos professores e funcionários, enquanto fizerem parte e permanecerem na instituição. Responsabilidades que vão desde as atividades de ensino, pesquisa e extensão - pilares fundamentais para o conhecimento científico - até a acessibilidade a qualquer tipo de serviço, infraestrutura e informações.

Atualmente, compõem a equipe do SAAI, profissionais das áreas de: Educação Especial e Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, instrutor surdo, agente educacional, tradutores e intérpretes de Libras. Eles são os responsáveis por acompanhar as necessidades de estudantes, professores e funcionários que apresentam: transtorno do espectro autista; altas habilidades; surdez; dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem; doenças incapacitantes; estudantes que necessitam de escuta psicológica pontual sobre seu desempenho acadêmico, ou possuem problemas acadêmicos; e também acadêmicos que apresentam indecisões quanto à sua escolha profissional.

“A Universidade como um todo, precisa trabalhar na perspectiva do acolhimento e reconhecimento das diferenças. O nosso setor, de forma prática, implementa e viabiliza estratégias para que a comunidade acadêmica possa responder de forma positiva às dificuldades que apresentam, a partir de suas necessidades e/ou deficiências”, destaca a pedagoga e educadora especial, Marta Estela Borgmann, hoje também responsável pelo SAAI.

Neste semestre, a Unijuí possui, 13 estudantes com algum tipo de deficiência, mas também realiza outros atendimentos e acompanhamentos a acadêmicos com algum transtorno de aprendizagem ou dificuldade de ordem emocional e psicológica. Já entre professores e técnicos administrativos, são quase 50 pessoas. Um compromisso social, que vai além da sala de aula e dos corredores da Universidade, mas que objetiva melhorar a inclusão em toda a sociedade, bem como a realização pessoal e profissional.

Clique aqui e conheça mais sobre o SAAI.