Rizoma apresenta debate sobre coletividade em tempos de vacina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Rizoma apresenta debate sobre coletividade em tempos de vacina

O Rizoma Temático desta quinta-feira, 24 de março, tratou sobre um assunto que, desde a disponibilização da vacina, em janeiro de 2021, vem sendo muito discutido. A pauta sobre o direito e o dever de se vacinar vai muito além das crenças e questões individuais, chegando ao campo da saúde pública.

O debate sobre “A coletividade em tempos de vacina: como a sociedade se organiza diante da liberdade de escolha” contou com a presença do secretário municipal de saúde de Ijuí e professor do curso de Fisioterapia da Unijuí, Marcio Junior Strassburger; a presidente da 23ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Maria Cristina Lucion; e do professor do curso de Direito da Unijuí, Paulo Scherer.

De acordo com o secretário da SMS, apesar de parte da população acreditar que o pior já passou, existe o receio de que a pandemia avance novamente. “Há uma desconfiança da sociedade a respeito desse arrefecimento da pandemia. É uma questão que a gente percebe pelas próprias pessoas, porque possuímos um decreto facultando o uso da máscara, mas quando saímos às ruas vemos uma boa parcela da população utilizando-a”, afirma Strassburguer.

Por se tratar do bem-estar coletivo e da liberdade de escolha surgem, naturalmente, discussões acerca da vacina, principalmente em relação às decisões tomadas pelo indivíduo, mesmo que o Estado garanta, a partir da Constituição Federal, direito à saúde a todos os habitantes. “Diante disso, é importante ressaltar que a resistência da população quanto às ordens sanitárias não são recentes, mas com o tempo percebe-se que a vacina e as ações que promovem a higiene são as corretas”, comenta Maria Cristina.

Outro cenário analisado pelos convidados foi o aspecto jurídico, observado diariamente pelos especialistas do Direito do Trabalho, envolvendo a saúde do funcionário e de seus próprios colegas. “A pandemia reclassificou as nossas condições de trabalho. Dentro disso, os próprios direitos estão sendo construídos a partir dessa nova realidade. Dessa forma, algumas perguntas afloram, como: ‘O empregador pode exigir que o empregado se vacine?’”, exemplifica Scherer.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Confira o Rizoma na íntegra:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.