O Programa Mulheres Empreendedoras, promovido pela Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, em parceria com a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, vem impactando positivamente a vida das participantes, que buscam se qualificar para o mercado de trabalho.
O programa, que conta com a oferta gratuita de cursos de qualificação, teve suas primeiras aulas no dia 21 de fevereiro. Seis turmas já foram abertas e outras seis iniciam as atividades no mês de abril. As aulas acontecem nos turnos da manhã, tarde, noite e aos sábados à tarde, atendendo à disponibilidade das inscritas, com encontros que duram até 2h30.
“Estou apaixonada pelas aulas, pelos instrutores, por toda a equipe que mostra quanto gosta de estar realizando essa formação. São profissionais, ou melhor, pessoas que falam a nossa língua, a língua dos pequenos empreendedores. Eles realizam um bate-papo, não uma formação, de forma não muito técnica, para que todas entendam. É um programa que trabalha nossas fraquezas, nossas fortalezas, e que certamente vamos levar para toda a vida”, destacou uma das participantes do programa, Eloisa Carneiro.
De acordo com Leonice Parnoff, responsável pelos módulos de qualificação, o programa Mulheres Empreendedoras vem sendo executado com muito êxito e dentro do cronograma previsto. “As mulheres participantes estão gostando muito, e reforçando que têm sido um divisor de águas. Muitas estão conseguindo visualizar o seu negócio de uma forma diferente. Estão conseguindo compreender o contexto em que estão, tratando a sua atividade de uma forma mais profissional. Também têm sido positivos os depoimentos das mulheres que estão pensando em empreender”, completou Leonice.
Segundo a analista da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, as mulheres inscritas serão gradativamente chamadas, de acordo com o fechamento das turmas, que está sendo realizado a partir da indicação do melhor turno para participação. “À medida em que fechamos 50 participantes no turno proposto, as mulheres são chamadas para uma reunião e iniciam as atividades de qualificação. Ainda no primeiro semestre, fecharemos e daremos início às atividades das 14 turmas, conforme cronograma divulgado. Outras 14 turmas, com 50 participantes cada, iniciarão no segundo semestre”, completou.
Ao todo, foram disponibilizadas 1.400 vagas para a primeira fase do programa, que vai trabalhar temas como Oportunidade, Mercado, Identidade Visual, Vendas, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Análise Pessoal do Empreendimento. Mais do que preparar as participantes para o mercado de trabalho, o programa visa identificar e incentivar novos negócios e oportunidades.