Lançamento do Espaço + Inovação Unijuí terá programação aberta à comunidade - Unijuí

Lançamento do Espaço + Inovação Unijuí terá programação aberta à comunidade

Estrutura, localizada na Sede Acadêmica, faz parte do Projeto Cidades Inteligentes

Na próxima semana, entre os dias 29 e 31 de março, a Unijuí promoverá o Festival Futurível - um evento que vai contar com uma série de atividades, desde oficinas até bate-papos, marcando o lançamento do Espaço + Inovação Unijuí. Realizado de forma híbrida e com acesso gratuito, o evento é direcionado aos estudantes da Educação Básica ao Ensino Superior, além de membros da comunidade externa.

“Com o tema ‘Escrevendo, desenhando e imaginando novos mundos’, o Festival Futurível surge da ideia de um futuro incrível, ao qual almejamos, além de estar alinhado com uma música de Gilberto Gil. Nós preparamos uma programação ampla, que vai contar com profissionais da região e também de renome nacional”, explicou o coordenador do espaço, professor Peterson Cleyton Avi, lembrando que as atividades contam com inscrições limitadas.

Conforme explica o professor, o Espaço + Inovação Unijuí, localizado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), na Sede Acadêmica, faz parte de um projeto maior que a Universidade vem desenvolvendo, que é o Cidades Inteligentes. A iniciativa integra três etapas, que são a implantação do Espaço, a sua qualificação e a experimentação de tecnologias de cidades inteligentes.

“O Espaço + Inovação é um ambiente vivo e criativo, que conta com salas, laboratórios e atividades abertas para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e empreendedoras. Esse é um espaço que traz muita tecnologia, mas que também trabalha a criatividade, a cultura, e é aberto à comunidade. Escolas já fazem uso do espaço, assim como empresários e startups”, reforçou Peterson.

O Espaço + Inovação Unijuí compreende cinco ambientes: o Laboratório de Smart Grids - ou Redes Elétricas Inteligentes, Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas (IoT), Espaço de Ideação, Espaço Coworking e Sala de Realidade Aumentada.

Para se inscrever e saber mais sobre a programação, acesse eventos.unijui.edu.br/evento/festival-futurivel.

Programação

O Festival Futurível abre sua programação no dia 29, às 10h30, com quatro oficinas simultâneas: Robótica para iniciantes; Criação de vídeos para meios digitais; Informática para a terceira idade e Formação para professores Pensando Fora da Caixa com Legos. À tarde, a partir das 13h30, acontecem os cursos de Formação para professores Pensando Fora da Caixa com Legos; Mulheres e cultura empreendedora; Storytelling e redes sociais. Também às 13h30, haverá visitação aos laboratórios de Smart Grid, Realidade Aumentada e IoT. A partir das 16h, acontecem as oficinas de Escrita Criativa e Ecossistema de Inovação Ijuí. A inauguração do Espaço + Inovação Unijuí ocorre às 18h.

Na quarta-feira, dia 30, a programação inicia-se às 10h30, com as oficinas de Games e socialização; Criação de vídeos e publicação de conteúdo nos meios digitais e Soluções de bioenergia a partir de biomassa e dejeto. Às 13h30, ocorrem a apresentação de propostas e alternativas para atividades de impacto social e as oficinas Inovando com Legos e User Experience: apresentação de cases e conceitos voltados ao comportamento e a melhor experiência por parte dos usuários. Também, visitas aos laboratórios de Smart Grid, Realidade Aumentada e IoT. Às 16h, serão trabalhadas as temáticas Tecnologia e saúde e Introdução à programação. Às 19h, o bate-papo é sobre “Onde é possível chegar com a tecnologia LORA?”.

A quinta-feira será direcionada à Jam de Inovação, a partir das 9h, que reunirá mentores e estudantes com o objetivo de fomentar o envolvimento dos alunos na solução de desafios propostos pela comissão organizadora do evento.